Translate this Site

sábado, 13 de junho de 2015

A porta mágica do roupeiro

Há uns tempos vi com os meus filhos, um de cada vez, as histórias de Nárnia. Esta história tem personagens fantásticas, um leão, uma bruxa… e tudo começa num roupeiro.


No início da história, uma das personagens descobre que o roupeiro tem uma porta escondida no seu fundo. E ao abrir a porta, descobre que esta comunica com outro mundo. Um mundo branco, cheio de neve e gelo, muito frio. Com certeza que quem viu o filme sabe o resto da história...

Um dia dei comigo a pensar se o meu roupeiro tivesse uma porta como esta, onde é que ela me levaria ?

Tenho um amigo que repete constantemente que a vida é imprevisível, e que é difícil sabermos onde estaremos exatamente a cada momento. Ainda que muitas vezes nos queixemos da rotina, a rotina pode ser uma coisa boa porque nos faz sentir seguros.
Quando nos queixamos da rotina, na realidade não nos estamos a queixar da rotina em si mesma, mas sim do facto de haver uma quantidade de coisas que gostaríamos de fazer.
Não é impossível podermos fazer tudo o que queremos nas 24 horas que cada dia tem. É possível tornar o nosso tempo mais produtivo para podermos libertar umas 2 horas e dedicá-las a fazer algo diferente, como por exemplo algo de que gostávamos quando éramos crianças.

Pode ser útil escrever uma lista das actividades que gostaríamos de realizar se tivéssemos meios. Por outras palavras….vamos abrir a porta escondida do nosso roupeiro. Podemos analisar as actividades e pensar qual delas mais gostararíamos de fazer: olhar a Lua através de um telescópio, bordar, decorar, escrever, voar, escalar, montar a cavalo, cantar, falar francês, conduzir um avião… enfim, cada um sabe do que mais gosta. E não têm sequer de ser fora de casa, ao ar livre…podem ser as coisas mais simples, como ter disciplina para ter um diário, inventar receitas culinárias novas…ler livros, meditar.

Há sempre formas de realizar os nossos sonhos se os seguirmos com cuidado. Antes de correr atrás de um sonho, há que conhecê-lo primeiro e saber se se tem condições para o realizar. Anotar é uma óptima ideia, porque a nossa vida vai correndo e após uns anos já nem nos lembramos que há uns anos atrás tínhamos o sonho de aprender a andar de patins ou de canoa. Se nos esquecemos dos sonhos, acabamos por perder o nosso sentido de aventura e a porta do roupeiro vai estar sempre fechada.

Por isso, pegue num caderninho e escreva: “Lista de coisas que gostava de fazer/experimentar”…e analise a lista regularmente. Vai ver que, aos poucos, a sua vida fica mais animada, terá mais coragem e força anímica para aquelas coisas mais rotineiras do dia a dia, tudo isto porque abriu “a porta do roupeiro”, a porta mágica. Pois na realidade, a passagem para outros mundos, para outras vivências, outras aventuras, está sempre dentro de nós. Somos nós que temos bem cá no fundo, a porta mágica do roupeiro.

Um beijinho