Translate this Site

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Más Leituras também há...



Já tive contactos de  muitas pessoas que estavam terrivelmente preocupadas, e sem necessidade, devido a leituras irresponsáveis e demasiado superficiais.
Começo normalmente por perguntar a essas pessoas se se conseguem recordar das cartas que sairam nessas leituras e que possam ter revelado o “problema”, ou o que é que lhes foi dito. 
Já muitas vezes tive de confortar, aconselhar e fazer novas leituras para pessoas, em resultado de leituras que alguém fez com menos responsabilidade.
É certamente devido a leituras feitas um pouco "no ar" e sem grande consideração por quem consulta, que há ainda algumas pessoas que receiam o Tarot e o acham mau o perigoso.  Há até quem ache que são coisas de "magia", coisas do oculto... ora eu já expliquei que a teoria do Tarot ter algo a ver com o "oculto", vem da Idade Média, altura em que quem queria jogar às cartas tinha de o fazer às escondidas.
Quanto a ser "mágico", só se for no sentido de que o podemos ler como um Livro de Respostas, e lá encontramos quase que por magia, os mais valiosos conselhos de Vida.  Mas, é preciso saber interpretá-lo e transmitir as mensagens com sabedoria, de forma a evitar casos enganosos.

Alguns desses alguns casos foram:

-  Uma mulher  que ficou muito angustiada porque lhe disseram que ia divorciar-se
-  Alguém a quem disseram que a sua companheira estava a ter um caso com um amante
-  Alguém a quem alertaram sobre a morte de uma pessoa amada
-  Imensas pessoas a quem foi dito que iam perder as suas casas, ou os seus empregos, os seus rendimentos, os seus companheiros e até filhos

Bem, em primeiro lugar o Tarot não é assim tão literal e específico!  E não se podem ler as cartas em separado, uma a uma.  Para isso mais valeria ir fazer uma consulta daquelas tiradas por computador, em sites que há na internet, em que não se fica a saber coisas nenhuma, a não ser uma descrição vaga das cartas individualmente.
A leitura é um todo, cada tiragem tem posições próprias a respeitar, enfim, é mais complexo do que aquilo que parece.  

O que pensarão, e sobretudo como se sentirão essas pessoas quando recebem uma leitura assim, quando alguém lhe diz certas coisas que vão magoar ?  Que impacto terrível podem ter estas leituras nas vidas delas ?  Será que foram ajudadas ou ainda lhes foram dadas mais preocupações ?

Eu não estou a sugerir que se deve mentir às pessoas e que se devam fazer todas as leituras muito falsamente perfeitinhas se elas não o forem… mas o objectivo principal com cada pessoa que nos pede orientação é  ajudarDepois de uma leitura de Tarot responsável e honesta, a maior parte das pessoas sente um alívio enorme, sente menos ansiedade e ganha mais força de viver.

Porque nas leituras de Tarot, se deve também ajudar as pessoas a perceber que são sempre elas que têm todo o poder sobre o seu destino. 
-  Se elas não gostam daquilo que vêem aproximar no futuro, o que é que poderão fazer para conseguir um resultado diferente e melhor ?
- O que é que elas precisam de enfrentar realisticamente para lidar com a mudança?

O futuro não está escrito numa pedra e invariavelmente descobre-se que alguém leu e interpretou de forma errada o Tarot para essas pessoas.  E a maior parte das vezes isso foi causado apenas por uma carta!
E eu refiro sempre que “uma carta não faz uma leitura”.  

Um exemplo típico de uma má leitura é quando aparece a carta do 3 de Espadas, que é lido como um divórcio e
a carta dos Enamorados, que é lida como havendo um caso ou amantes.
Tenho quase a certeza de que nem preciso de mencionar o resto das más interpretações de cartas, penso que já perceberam a ideia…
Algumas destas pessoas que me contactaram depois dessas leituras, algumas até se tornaram contactos regulares e fomos tendo oportunidade de conversar um pouco mais.  Felizmente, aquilo que lhes foi dito nessas leituras nunca aconteceu ! 

Num dos casos, como referi acima,  a uma mulher foi dito que se iria divorciar.  Ela tinha um casamento que considerava bastante feliz, sem sinal de problemas e tinha pedido apenas uma leitura geral.  Ao que parece o 3 de espadas apareceu algures na tiragem, sózinho,  sem cartas de suporte como a Morte, a Torre ou o 10 de Espadas.  Se a pessoa que estava a ler as cartas se tivesse preocupado em perguntar,  teria ficado a saber que ao momento da leitura, o marido daquela mulher estava a trabalhar muito longe, num outro país,  e eles sentiam imenso a falta um do outro…. 
Ainda são casados hoje em dia, e bastante felizes !
Como devem imaginar isto é um assunto com o qual podemos ficar bastante incomodados, mexe sempre muito comigo, sobretudo quando se testemunha os danos que uma “leitura” destas pode causar, tanto na pessoa para quem foi feita esta leitura "no ar", como depois para a reputação daquelas pessoas que fazem leituras sérias, honestas e responsáveis.   Porque a reacção é depois achar-se que todos os que lêem as cartas de Tarot são iguais, que se pode ficar muito mal, que podem dizer coisas que nem se deseja saber… mas não é de todo assim.

Reforço a importância de pedir uma leitura focada num assunto.  Aquela senhora tinha curiosidade e pediu uma leitura “geral”.  Como saiu lá a tal carta que poderia indicar divórcio ou separação, pumbas!  Foi o que lhe disseram e ela ficou muito angustiada, ao ponto de já começar a andar depressiva, de não lhe apetecer fazer nada.  Claro que este era um caso em que o Tarot foi usado de forma a fazer mal. Talvez inadvertidamente, sem querer, mas não se diz assim "no ar" que vai haver um divórcio!  Por isso fez mal!

É importante especificar um assunto de cada vez, informar sobre a situação actual e contar alguns detalhes que se achem relevantes para ajudar na consulta e leitura.  Pode até acontecer, e acontece muitas vezes, depois de se tirarem as cartas, termos de contactar a pessoa para esclarecer alguns pontos.  Porque uma leitura de Tarot é  um caminho com duas vias, tem de haver troca de informação.  Não se trata de um teste de adivinhação nem os leitores são “psíquicos” que tiram ideias do ar.
Há pessoas que pensam “ah! Eu não vou contar nada da minha vida, o leitor das cartas é que tem de adivinhar…”  Mas isto é errado, assim desperdiça-se uma leitura,  porque saiem tantas cartas, tantas combinações e o Tarot não é para adivinhar, é para orientar e guiar acerca de preocupações sobre assuntos específicos.  

Por isso não se esqueça, peça sempre a sua leitura sobre uma situação específica, não peça leituras "gerais", nem para ver "o que me reserva o futuro".  Quando muito, pode referir "gostaria de ver o que me reserva o futuro no campo amoroso..." e depois indique a sua situação actual, se está numa relação, há quanto tempo, como tem funcionado e como se sente nela no presente.

Agora imagine que alguém aceita fazer para si uma leitura em você pergunta apenas "queria saber o que me reserva o meu futuro amoroso" e não refere mais nada.  Como é que o leitor do Tarot pode "perguntar" ao Tarot o que quer que seja ?  Não dá!  Claro que lhe vai fazer uma má leitura, porque se calhar, não querendo recusar o seu pedido nem ter muito trabalho, limita-se a tirar as cartas e depois lê-as uma a uma,  o que não fará qualquer sentido para si.  Pode sair o tal 3 de espadas e dizerem-lhe que se vai divorciar, quando se calhar nem é casado...
Pode sair o Ás de Paus com a Imperatriz e dizem-lhe que vai ficar grávida, sendo você uma mulher de 65 anos.... quer dizer, acho que dá para perceber não é ?  São leituras desperdiçadas por serem tratadas "no ar"...

O leitor das Cartas de Tarot precisa de ter um enquadramento da situação para poder questionar as cartas para "AQUELA" em particular e se desejar depois consultar outras áreas, faz-se nova tiragem, depois de "limpar" as cartas devidamente, baralhando, cortando e concentrando-nos numa pergunta diferente.  

Entendido ?

Se precisa de respostas para as suas dúvidas, os seus dilemas, o Tarot responde!  Envie mail para carta78cartas@gmail.com e terei todo o gosto em fazer-lhe uma leitura.