Translate this Site

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Um Altar para Santo Expedito

Fazer um Altar para Santo Expedito é muito simples e não custa nada.

Em primeiro lugar, convém decidir se quer um Altar permanente, que está sempre montado e em exposição.  Ou então se quer apenas um Altar que monta de cada vez que deseja falar com Santo Expedito. 
Para quem tem uma casa muito "povoada" como é o meu caso, talvez não seja boa ideia ter um Altar permanente, a menos que o consiga montar num cantinho discreto e pouco visitado, onde possa ter algum descanso e paz quando pretende orar.  Mas poderá ter um Altar permanente na mesma e não ir lá fazer as orações, pode ser simplesmente um Altar em honra do Santo e pode orar onde e quando quiser.  O Altar passará a fazer parte da decoração da divisão da casa que escolher, é preciso é não se esquecer dele e ir lá de vez em quando acender uma vela para iluminar o espírito de Santo Expedito.

Então, pela minha experiência pessoal, gosto de montar o Altar apenas quando quero estar a sós com ele, escolho uma altura do dia em que não está ninguém em casa ou então já se foram todos deitar.
As coisas que uso para montar o Altar são as seguintes:

- Uma toalhinha ou pano Vermelho  (A cor preferida de Santo Expedito)
- Uma imagem ou estátua de Santo Expedito, pode ser retirada da internet e impressa a cores 
- Um copo com água e um pequeno pratinho/pires de chá
- Uma vela vermelha, daquelas pequeninas que vêm num recipiente pequenino de alumínio

Tendo escolhido o local onde montar o Altar em honra de Santo Expedito, coloca-se primeiro o pano vermelho com a imagem do Santo na vertical, no centro do pano.  Depois coloca-se o copo com água do lado esquerdo mas um pouco afastado da imagem e mais perto de nós.  Do lado direito, uma velinha vermelha, na mesma distância que o copo tem da imagem.  O objetivo é que estas três coisas formem um triângulo, em que o Santo é o vértice e a linha que se cria entre o copo de água e a vela, forma a base.

Depois é só acender a vela, concentrar-se e  estar com tranquilidade para poder falar o que desejar com Santo Expedito.  Pode ser rezar, fazer um pedido ou agradecer por alguma coisa.  

O importante deste ritual é:  quando desmontar o Altar, não deitar a água fora nem beber.  Deve-se tapar o copo com o pratinho para depois se utilizar para, por exemplo regar uma planta.  A vela deve arder até ao fim, por isso escolho as pequeninas porque são menos perigosas.  Os restos da vela, podem colocar-se também na terra de uma planta ou árvore.

Sendo necessário fazer, por exemplo, uma novena, deve usar-se uma vela nova em cada dia, deixar arder até ao final e guardar para depois retirar os restos todos e colocar numa árvore, planta ou flor.  O copo de água deverá ser sempre o mesmo, que se tapa com o prato e arruma.  Só se deitará na planta após terminar o ciclo de orações que definiu.