Translate this Site

segunda-feira, 1 de junho de 2015

O poder dos passos curtos

Lembram-se daquele conto tradicional da Lebre e da Tartaruga ? Pois… numa certa ocasião, uma lebre e uma tartaruga participaram numa competição. A competição consistia em fazer uma corrida e ver quem chegava primeiro a um certo lugar. A maioria dos animais que foram assistir à corrida apostou que a lebre chegava primeiro. Pois claro, ela era rápida, com pernas longas e ágeis… enquanto a tartaruga era pesadona, com aquela carapaça grossa que a fazia um bocado desajeitada e muito lenta. Mas o que aconteceu na realidade desafia-nos a refletir no desfecho desta história e transpor para a nossa vida de todos os dias, o ensinamento deste conto. E se olharmos à nossa volta, vemos exemplos por todo o lado…


Ora a Lebre confiou nas suas aptidões naturais, na sua velocidade inata e perdeu imenso tempo pelo caminho. Deu-se ao luxo de fazer uma soneca, distraía-se com tudo à sua volta e parava constantemente.

Já a tartaruga sabia à partida que estava em desvantagem e que a sua única arma era a persistência, tinha de ser constante e muito disciplinada. Assim, não se deixou distrair com nada e as passos lentos mas seguros, um atrás do outro, caminhou e caminhou… até chegar ao lugar da meta e, para surpresa de todos, em primeiro lugar!

Muitas vezes descobrimos que as pessoas que tiveram as melhores notas na escola ou que são agora os melhores médicos, não são as mais capazes, nem as mais inteligentes, mas SIM as mais DILIGENTES.

Ser constante ou diligente, é um ingrediente crucial para se alcançar o êxito. E outro ingrediente importante é nunca nos darmos por vencidos, é ter perseverança, confiar em si mesmo e sobretudo não dar ouvidos àquelas pessoas que nos dizem que não vamos ser capazes de atingir os nossos objetivos. 
Como exemplo, vejamos o início de cada ano, em que muitas pessoas começam por fazer as Resoluções de Ano Novo. Ou seja, fazem os seus desejos para realizarem ao longo do ano que começa. Iniciam com uma pergunta: “O que quero para este novo Ano?” Algumas das resoluções mais comuns são: perder peso, encontrar um novo trabalho, pôr as contas em dia, arranjar um noivo ou noiva, ou se já tiver… casar-se. É claro que a maioria das resoluções são abandonadas após umas poucas semanas. 

Há várias razões pelas quais as pessoas abandonam estas resoluções, mas uma das principais é porque não fazem resoluções realistas. Muitaas pessoas têm a ideia que a única forma de alcançar o sucesso nestas resoluções é com grandes passos, a alta velocidade. Então, se têm como objetivo perder 5 Kg, não colocam a meta a 6 meses, mas em 2 semanas, com uma dieta muito rigorosa. Enquanto que, se essa pessoa se concentrasse em baixar apenas 1 Kg por mês… num ano teria perdido 12 Kg e seria uma meta muito mais acessível e fácil.
Outro exemplo… têm como resolução para o novo ano, aprender inglês. O inglês é um idioma super fácil, mas para muitas pessoas ele fica difícil porque têm tantas atividades que não se concentram na aprendizagem da nova língua. Aprender um novo idioma requer grande dedicação e evolui-se pouco a pouco, praticando-o constantemente. Passo a passo….

Já passou por isto ? Já pensou porque será que quase nunca consegue levar a cabo um objetivo que é importante para si ? Porque é que desiste pelo meio ?

Então, pense nas suas metas e recorde que os passos pequenos acumulados são a mesma coisa que passos grandes. Se prefere correr ou dar pequenos passos de cada vez é uma questão de personalidade. Mas gota a gota… enche-se um copo, ou…grão a grão enche a galinha o papo.

Se não pode dar passos grandes, dê passos pequenos mas dê-os constantemente. Se fizer isto com confiança e persistência, como a tartaruga demonstrou na história, pode ter muito mais êxito do que se tivesse as aptidões naturais.

Um beijinho