Translate this Site

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Um leitura para um Cravo


Esta uma leitura para uma mãe preocupada com o desenvolvimento do seu filho, um rapaz de nome Cravo, do signo Escorpião.  Tendo-se detectado desde tenra idade algumas dificuldades na motricidade, ele no entanto desenvolveu-se normalmente em práticas desportivas.  Foi no entanto, manifestando dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita, mais relacionadas com a motricidade fina, mas tem boa memória e boa orientação.   Tendo sido sempre acompanhado por especialistas, já decorreram anos sem que fosse encontrado um diagnóstico.  A mãe gostaria de obter do Tarot alguma “luz” sobre como o ajudar ainda mais a evoluir, para onde se virar para pedir ajuda.  É uma questão muito delicada,  que não será simplesmente de saúde e vamos ver como o Tarot respondeu.  Dado que a consulente é a mãe, as cartas parecem ter apresentado os conselhos para ela. 

Utilizei a tiragem Cruz Celta, com 10 cartas, retiradas do baralho de acordo com os números escolhidos e irei explicar primeiro as cartas individualmente e por posição, e no final apresentarei a mensagem de conclusão.



Posição 1 – Esta posição simboliza nesta tiragem, a atmosfera física e espiritual que envolve a consulente no momento presente.
Saiu um Arcano Maior – O Diabo – mas não se assuste, ele não traz nada de mal.  No fundo compreende-se a aparição nesta carta tendo em conta que a situação é com um filho, alguém que se ama infinitamente.  E o que esta carta vem transmitir é que é  a mãe se sente muitas vezes  impotente perante a situação, com falta de esperança. A carta representa os medos, o sentimentos de bloqueio,  ideias negativas e de insegurança quanto ao futuro e quanto ao melhor caminho a seguir para ajudar o mais que puder o seu filho.  Mas como em todas as cartas do Tarot, depois de dar a mensagem, a carta também aconselha sobre o que se pode fazer para sair da situação.  Neste caso, o Diabo alerta para que não deixe que a sua vida siga esse padrão de pensamentos, que não deixe a sua vida ser dominada por ideias negativas, que depois criam um ciclo vicioso e levam a pessoa sentir-se  ainda mais bloqueada, ao ponto de só pensar naquilo. Ela aconselha a que tente libertar a mente dessas ideias negativas para dar entrada a ideias novas e que podem ajudar na situação.  No fundo trata-se de quebrar um padrão de negatividade, para que a mente possa ficar mais criativa para pensar em coisas novas e diferentes.

Posição 2 – Esta carta corta a carta anterior, (na imagem, coloquei-a por baixo para que se vejam as duas, mas na mesa da tiragem ela foi colocada por cima da posição 1) e vem representar os obstáculos imediatos, as situações ou as pessoas que afectam a vida da consulente.  Em geral, esta carta indica a natureza real do problema que motivou a consulta.
E nesta posição saiu o  10 de Paus.  Esta carta representa um lembrete de como a vida da consulente poderá estar a ser afectada por encargos e responsabilidades, que pesam no dia a dia, mas que no entanto ela assumiu e faz as coisas que devem ser feitas.  O 10 de Paus vem também aconselhar a que se analise o estilo de vida ou trabalho.  Avaliar quais as actividades ou tarefas que são realmente urgentes ou muito importantes, relativamente às suas prioridades.   No fundo é uma carta que vem dizer para não se sobrecarregar com actividades ou tarefas que podem gastar energia que seria importante para outras coisas, que terá de definir por ordem de importância.  Desta forma evitar desgastes desnecessários e consegue maior eficiência para as coisas que têm de realmente ser feitas, libertanto-se também para descansar e relaxar quando sentir que é preciso.   Porque esta carta aparece muitas vezes em situações em que a pessoa está  oprimida  por coisas externas.  Pode ser excesso de trabalho, de cansaço, muita coisa para lidar ao mesmo tempo.   E o conselho é de abrandar, porque tem de conservar a energia para o que é importante e evitar aceitar mais responsabilidades e tarefas.

Posição 3 – Esta posição vem ajudar a perceber como a consulte se coloca perante o problema, ou seja, como sente e reage.
Saiu a carta 4 de Ouros.  O Quatro de Ouros pode indicar a necessidade de controlar o seu ambiente.  A pessoa  quer ser responsável para garantir que o seu  mundo não se altera,  e como resultado,  pode ter tendência a insistir  em ter as coisas à sua maneira. É o desejo de criar ordem a partir  do caos, para trazer um estado de calma e estabilidade de volta para a sua vida.  Sendo uma carta do naipe de Ouros, ela está relacionada com dinheiros e a sua mensagem será por isso mais acentuada nessa área, onde a consultente sente que tem de ter estabilidade.  No entanto, a desvantagem é que às vezes  não se conseguem as coisas da maneira que se imagina, e perante a actual situação poderá ser necessário deixar essa área de lado e pensar que poderá ser necessário gastar mais dinheiro do que o previsto, ou do que aquele que é possível gastar no momento.

Posição 4 – Esta é a posição que assinala os acontecimentos, as pessoas e as emoções do passado que podem ter tido resultado directo na actual situação.  A carta que saiu foi o 9 de Copas, uma carta que  representa a estabilidade e progresso.   Tendo aparecido na posição do passado, ela vem indicar que já houve alturas em que a consulente sentiu  deleite e prazer,  contentamento com o que estava a conseguir atingir,  acreditando que estava a construir  uma base firme para o futuro.  A mensagem é a de que  deve manter o espírito aberto,  contar as suas bênçãos, viver o momento e aproveitar as coisas boas que a vida tem para oferecer. Apesar da situação presente,  tente iniciar ou terminar todos os dias, criando uma lista mental das três coisas que mais agradece.  Irá  descobrir que ao longo do tempo, tem  realmente muita coisa para ser feliz e isso pode aumentar a sua sensação de profundo contentamento e satisfação.

Posição 5 – Esta posição vem trazer alguma “luz” sobre possíveis aspectos relacionados com a situação e que a consulente desconhece.  Há casos em que esta posição, dependendo da carta que sair,  revela elementos muito importantes, com os quais poderá ser possível encontrar uma solução favorável para o problema.  Vejamos o que saiu.
Foi o Pagem de Copas, uma carta que pode representar uma pessoa, normalmente uma criança ou jovem, mas também pode representar um acontecimento.  Sendo em representação de uma pessoa, ela indica alguém na vida da consulente que é jovem, simpático, gentil, criativo, geralmente bem comportado.  Muito sensível aos outros, mas podendo mesmo ser demasiado sensível em relação a críticas vindas dos outros, nomeadamente na escola, no campo social, em que as outras pessoas podem ter atitudes maldosas e palavras más. 
Como acontecimento, esta carta representa algo de muito emocional, algo que mexeu muito com as emoções da consulente.  Estando na posição dos aspectos desconhecidos e podendo esta carta simbolizar o seu filho, compreende-se toda a carga emocional, sentida quando ele nasceu e à medida que foi crescendo.  O que quer que seja que se desconhece será efectivamente sobre ele, enquadrando a situação da pergunta, será realmente o que será que se passa com ele, para que o possamos ajudar ao máximo.  Mas a carta não trouxe nada de novo, apenas confirmou que o “algo” desconhecido tem a ver com o Cravo. 

Posição 6 – Esta posição vem representar os factores que se poderão manifestar no futuro próximo e que terão influência na situação.  Saiu o 10 de Ouros, uma carta que vem mostrar como a família, é extremamente importante para a consulente.  A família  representa a tradição, sendo uma parte de algo maior, e a consulente  percebe   é parte de uma longa cadeia de pessoas que, posteriormente, criaram  uma família, uma "tribo" uma parte  de uma sociedade.   Aparecendo nesta posição, a mensagem desta carta é a de que para ajudar e enfrentar esta situação,  poderá recorrer e contar com a ajuda da  estrutura familiar,  onde  pode encontrar  segurança e conforto,  pedir ajuda para encontrar novas ideias e contactos, não só na própria família, mas também na comunidade envolvente, na sociedade.   Recorrer a serviços e contactos de associações com acção no campo em que se insere a situação. 

Posição 7 – Esta posição representa a consulente, a sua personalidade, a sua estrutura emocional, os seus traços de carácter e os seus sentimentos, no presente.  Saiu a carta 2 de Espadas.   Pela própria imagem da carta,  uma  mulher com os olhos vendados,  é uma indicação de que a consulente  não tem a informação que   precisa para tomar as decisões certas no momento.  Pode estar a escapar-lhe algo,  soluções alternativas, ou peças chave de informação.  Assim que for possível  remover a venda dos olhos e ver a situação por aquilo que ela realmente é,  estará numa  posição muito melhor para determinar o caminho a seguir. Pesquisar  opções de forma mais ampla, procurar opiniões externas e comentários, e  perguntar o que poderá estar ainda a faltar.  E este 2 de Espadas, vem aconselhar que é preciso fazer  pausas em relação à  sua maneira habitual de pensar, de modo que possa começar a considerar as ideias e pontos de vista alternativos.
O Dois de Espadas representa muitas vezes um impasse em que não se pode ainda avançar,  pode até representat o estar em desacordo com outra pessoa.   Pode ser necessário fazer  uma trégua,  procurar mais pontos de vista e tentar entendê-los,   antes de chegar a uma solução final.  Na verdade a mensagem desta carta vem explicar negatividade  da carta 1 e liga-se também à carta 5,  pois a consulente precisa de saber para onde ser virar e neste momento isso parece ainda não ter acontecido.

Posição 8 – Nesta posição temos representados os factores ambientais, aqueles aspectos externos ou situações que estão directamente relacionados com a situação da consulente. 
Saiu a carta 10 de Copas, que é uma carta muito positiva tendo em conta esta posição.  Basicamente ela vem dizer que a consulente tem à sua volta amor verdadeiro, companheirismo e compreensão.  Como aviso, a carta traz a mensagem de que será bom que a consulente saiba reconhecer isso mesmo, agarrar-se a tudo o que a rodeia de positivo e tirar daí as suas forças.

Posição 9 – Esta é posição que vem mostrar o caminho a ser seguido para alcançar o que se pretende com sucesso.  Às vezes pode indicar mais do que uma via.  E aqui saiu o 4 de Copas, que representa apatia e recolhimento.  O que ela vem sugerir é que após momentos muito emocionais e tempos difíceis é bom que haja como que um recolher dentro de si própria para encontrar espaço de manobra.  É como se fosse o descanso do guerreiro, que depois de batalhas que esgotam precisa de descansar para se poder concentrar mais à frente noutras batalhas a enfrentar.

Posição 10 – Esta é a posição do resultado final, que mostra o culminar de todo o processo e quais poderão ser os resultados.  Saiu a carta Pagem de Paus, que pode representar uma pessoa ou um acontecimento.  Neste contexto e nesta posição ela vem indicar que em breve poderá chegar uma mensagem ou informação que será muito importante para a situação presente.  Será algo de positivo, querendo por isso dizer que certamente aquilo que a consulente precisa para avançar apenas tarda porque a informação certa ainda não chegou.  E de certa forma esta carta vem confirmar  o que cartas anteriores já disseram, de que a consulente ainda não tem toda a informação que necessita.

Para a conclusão final desta leitura, e tendo em conta a experiência acumulada ao longo dos anos, devo dizer que não a achei muito esclarecedora.  No fundo as cartas apenas trouxeram mensagens sobre aquilo que já se sabe, como a pessoa se sente, o que a preocupa… mas o Tarot também não é explícito ao ponto de dizer “faça isto ou faça aquilo”.   Foi uma leitura com poucos Arcanos Maiores, ou seja com poucas directrizes divinas, sendo que os Arcanos Menores em maioria vêm sobretudo indicar que o que há a fazer pode depender de escolhas.  Menos mal, mas como já referi gostaria que tivessem saído outras cartas mais marcantes para poder ver com clareza se tudo vai correr bem.  Mas é mesmo assim, apenas podemos interpretar o que sai, porque acima de tudo está a honestidade das leituras.
Ora, por outro lado, também não saiu nenhuma carta que indique que as coisas vão correr mal. As cartas apontam na sua maioria para um caminho que vai ser longo, em que é preciso enfrentar avanços e recuos mas um caminho que é possível fazer com melhorias.  As cartas parecem realçar sempre “informação”, por um lado indicando que ela falta, e por outro referindo que é aí que está a chave para melhorar a situação.  Contemplando a leitura como um todo eu poderei resumi-la assim:
A consulente tem à sua volta amor verdadeiro, companheirismo e compreensão.  Tem pessoas próximas, familiares ou amigos, a quem poderá recorrer talvez para pedir ajuda no sentido de conseguir o máximo de informação possível.   Ao longo deste caminho, ir afastando os pensamentos negativos, os medos, e concentrando a sua atenção nas coisas positivas, por mais simples que possam parecer.  Desta forma, poderá libertar a sua energia para aquilo que quer mesmo fazer, para conseguir o seu objectivo que será ir reunindo informação.  Parar para pensar, para pesquisar, consultar outras opiniões, talvez até encontrar pais que tenham situações semelhantes.  Porque uma vez reunida mais informação terá mais caminhos por onde escolher. 
Assim, para o querido Cravo não está nada perdido, é um caminho que leva tempo, e pelo meio pode haver desvios, paragens…novos avanços.  As cartas não foram muito esclarecedoras e eu agora junto uma “pitadinha” de mensagem de mim.  Pelo que pude compreender acerca da situação, o jovem até é bastante funcional em várias áreas.  Só o facto de saber ver as horas é um grande indicador e o ter boa memória é excelente.    O tomar aquele medicamento apenas nos dias de escola, também indica que ele é apenas uma ajuda à concentração.  Provavelmente estamos perante alguém com todas as capacidades para conseguir fazer o que a sociedade moderna requer a todos nós, só que provavelmente ele precisa de chegar lá de outra maneira.   Dado que ele tem bom desempenho nas actividades que envolvem a motricidade mais ampla e mais dificuldade na motricidade fina, tudo o que puder ser feito para melhorar essa área poderá ser muito benéfico.  Poderá ser uma característica com a qual ele já nasceu e a nossa sociedade ainda não está preparada para pessoas assim especiais.  Sabemos que o nosso ensino é todo ele muito generalizador, e quem sai da média, seja com dificuldades ou com avanço demasiado rápido, não tem muito apoio.  Para o desenvolvimento da motricidade fina, as actividades que conseguem maiores resultados são aquelas que envolvem aqueles movimentos de precisão das mãos, dos dedos, mas claro que sabe isso.  Coisas como trabalhar com barro, plasticinas, desenhar, pintar, tocar um instrumento como guitarra ou piano… podem ser de grande ajuda.
Depois, para além da parte psiquiátrica e/ou psicológica, talvez possa pesquisar sobre psicomotricistas.  A faculdade de Psicomotricidade Humana talvez possa prestar-lhe informação valiosa.  Uma outra área que talvez possa considerar talvez possa ser a Neurologia, que pode ser útil com exames mais específicos e que é uma área em constante evolução.
A psiquiatria e a psicologia, aplicadas em conjunto, podem trazer bons resultados, mas como cada caso é um caso, pode ser necessário saber outras opiniões.  Sabemos que a psiquiatria recorre muitas vezes a  medicamentos que actuam na reestruturação e equilíbrio do organismo. A pessoa, com a ajuda da  medicação, interage de maneira nova com o ambiente.  E depois com a psicologia  compreende melhor as alterações, reconhece e aceita as melhoras. No entanto, e isto é só a minha opinião, estas duas áreas parecem mais indicadas para quando há algum distúrbio mental e/ou comportamental.  Mas o pormenor das dificuldades na motricidade fina… leva-me a pensar que a estas duas áreas deve estar a faltar acrescentar qualquer coisa.  Por isso me lembrei da Psicomotricidade, que é uma  área que entende e investiga as relações e influências entre o campo psicológico e o campo motor. O desenvolvimento psicomotor é a base de todas as aprendizagens dos primeiros anos de vida e poderá ser essa área que falta desenvolver mais. Os transtornos psicomotores são factores que têm influência sobre a aprendizagem da leitura e da escrita.
A Educação Psicomotora reconhece no corpo, no movimento e na acção, elementos essenciais para aprender e agir sobre a realidade. É através da acção sobre o mundo que a rodeia que a criança organiza as suas aprendizagens e cresce equilibradamente. Por outro lado é também o mundo organizado e estável que rodeia a criança, que permite o seu bom desenvolvimento psicomotor. 
Eu não sou médica nem entendida em nenhuma destas áreas e este é apenas o meu conselho, que junto às mensagens das cartas.  E as mensagens das cartas são também apenas conselhos que a pessoa segue ou não.  É sempre a nós que em última instância, cabe fazer as escolhas.  Juntei apenas o meu conselho como informação, pois quanta mais tiver,  mais possibilidades vai ter de escolher um caminho.  Pode até ser informação que já tem, algo em que já pensou, não sei.  As cartas indicaram que a chave está na informação, por isso toda a que reunir poderá ser útil.

E é assim, despeço-me desejando-lhe muita força e determinação, junto com pitadinhas de paciência, porque passo após passo, vai conseguir fazer algo para melhorar a situação.

Um Beijinho