Translate this Site

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Olhar para o lado bom da vida...


Olhar para o lado bom da vida não significa fechar os olhos às ameaças terroristas ou à crise económica, fazendo de conta que não existem.

Olhar para o lado bom da vida é uma escolha.  É escolher olhar para as pessoas boas e corajosas de que a vida está cheia, para os acontecimentos, descobertas ou iniciativas que trazem bem e dignificam os seres humanos. É dar-lhes importância e preferi-los em relação, aquelas coisas que a comunicação social atira cá para fora às centenas, todos os dias.

Olhar para o lado bom da vida não é mais irrealista do que olhar para o lado mau – é apenas uma questão de perspectiva e de escolher. Quando escolhemos  dar ouvidos àquilo que reforça o que é mau e o medo, deixando que entrem nas nossas casas, os fermentos da desconfiança e do egoísmo, estamos  a afastar-nos dos outros seres humanos com quem partilhamos este planeta, a arranjar desculpas para enraizar ainda mais a separação entre os de cá e os de lá.

Mas quando escolhemos ouvir preferencialmente falar dos pequenos e grandes casos de bondade, altruísmo e coragem, podemos lembrar-nos  do fantástico potencial humano que todos possuímos e de como, apesar das diferenças, somos todos iguais. Dando ouvidos àquilo que nos dignifica, aprendemos a valorizar os outros aos quais estamos, de toda a forma, intimamente ligados nesta viagem que é a vida, vizinhos que somos neste maravilhoso planeta azul.

Um Beijinho