Translate this Site

Os Arcanos Maiores

As cartas dos Arcanos Maiores representam forças universais, a alta consciência, o colectivo e os modelos dos vários altos e baixos das nossas vidas.  Quando elas aparecem numa tiragem, podem ser consideradas mensagens divinas.  Indicam  que estamos a ser ajudados ou influenciados por poderes para além da nossa percepção imediata, e às vezes até para além da nossa própria existência pessoal.
Um tiragem em que apareçam muitas cartas dos Arcanos Maiores, mostra que o assunto é complexo e envolve diferentes níveis do ser.  As cartas dos Arcanos Maiores detêm  toda a sabedoria para a nossa viagem espiritual e também a chave para as lições que precisamos de aprender ao longo do nosso caminho de vida.   Elas indicam-nos que devemos procurar aprender, compreender e ganhar conhecimento através das nossas experiências para atingirmos a plenitude e a harmonia na nossa realidade interior e exterior.  Em linguagem mais simples, elas detêm a chave para sermos felizes, dizem-nos que devemos usar a nossa experiência de vida para estarmos bem por dentro, na nossa mente e no nosso coração,  que é o fundamental para sermos felizes.

Como já referi anteriormente, uma só carta não faz uma leitura.  Como de seguida vou apresentar cada um dos Arcanos Maiores  individualmente, indicarei também o que cada uma das Cartas representa dentro do Tarot e não numa leitura.  
O Tarot é como o tal "livro" com páginas mensageiras que representam um caminho de Vida.  Todos os caminhos começam num "começo", e aqui o começo da Vida é a carta 0 (zero).

Nota: todas as imagens são das cartas que utilizo para realizar leituras e são do baralho Tarot Dourado.  (The Gilded Tarot, de Ciro Marchetti)
Carta 0 - O Louco


O Louco é uma figura fascinante, no entanto, como símbolo pode ser um pouco ambígua. Sendo a carta "zero", ela representa o momento antes da criação, o início do caminho, um potêncial por explorar.  Ela sugere  inocência, mente aberta, no fundo tudo aquilo que somos quando nascemos e durante a infância, antes de começarmos a ser "domesticados" e de certa forma "corrompidos" pelas coisas mundanas.   Não sabemos nada, somos inocentes e descuidados, queremos experimentar tudo. É o início de um caminho espiritual com fé absoluta no Universo, sem medos e pensando que tudo irá correr sempre bem.  
 
Carta I - O Mágico
 

O Mágico representa a sabedoria do mundo e o poder para controlar as forças invisíveis que operam sobre a vida humana.  A mensagem do Mágico é informar-nos de que todos nós temos as ferramentas e a capacidade necessárias para fazer bem as coisas e obter bons resultados.  Tal como o Mágico, devemos aplicar-nos com concentração e força de vontade para conseguirmos os nossos objectivos, pois todos temos esse potencial que apenas precisa de ser aproveitado e posto em prática.   


Carta II - A Papisa


A Papisa é a carta II e é uma carta misteriosa. Ela representa mistérios e segredos, sugerindo que há por vezes coisas mais profundas por detrás de certas situações, coisas essas que não conseguimos discernir à primeira vista.  É uma carta que nos ensina que devemos estar atentos ao nosso mundo interior, aos nossos sonhos, imaginação e intuição.  Simboliza também o poder espiritual do feminino, ou a Deusa da qual todos nascemos e para a qual todos um dia voltaremos.  Nascemos da nossa Mãe e regressaremos à nossa Mãe-Terra.


Carta III - A Imperatriz


Esta é uma carta de beleza e criatividade. É a matriarca a encarnar simbolicamente a Mãe-Universal.  Representa o feminino, a fertilidade, prosperidade e ensina-nos que se nos esforçarmos e trabalharmos para atingir os nossos objectivos, tudo sairá bem.  Por isso, a mensagem que ela nos traz é física e também emocional, de que possuímos uma força criativa que pode trabalhar para a harmonia.  Podemos cuidar, alimentar, apoiar e até ajudar a curar outras pessoas, através do amor.  Como fizeram e fazem as nossas mães, que são aquelas pessoas com quem teremos sempre a relação mais importante das nossas vidas. Esta é a primeira relação de todas as que viremos a ter ao longo do nosso caminho e irá ter uma influência directa na forma como iremos viver todas as outras relações subsequentes.


Carta IV - O Imperador



Como o nome desta carta sugere, o Imperador é uma figura de grande autoridade.  Esta carta ensina-nos o significado do poder e de como o devemos utilizar neste mundo.  Traz-nos a mensagem de que por vezes, sem ser preciso ser demasiado agressivo, é necessário levantar "armas" para enfrentar as forças negativas, as coisas más.   Como uma força protectora masculina, em especial no que diz respeito ao lar e à harmonia doméstica, ele pode personificar um Pai, um protector, transmitindo-nos o ideal de que vale a pena lutar por aquilo que vale a pena ter.   


Carta V - O Papa



O Papa representa uma figura de autoridade e poder tal como o Imperador, mas o poder do Papa é de natureza espiritual, enquanto que a do Imperador é de natureza temporal.  A mensagem desta carta é a de que devemos guiar a nossa vida de acordo com princípios morais e valores éticos.  A escolha de uma filosofia de vida ou de uma religião ajudar-nos-à a encontrar mais profundamente o significado da vida, podendo ajudar-nos a lidar com os assuntos espirituais.  Esta carta pode ser vista como um professor ou como alguém que nos aconselha e abençoa as nossas decisões espirituais, feitas através de escolhas conscientes e feitas numa base intelectual. 

Carta VI - Os Enamorados


A imagem desta carta representa muito mais do que meras palavras podem dizer.  De forma simples, ela representa o amor e as relações. Embora a maior parte das pessoas que fazem leituras de Tarot se refira a esta carta como amor romântico, ela representa de forma alegórica a harmonia de união entre opostos, seja entre duas pessoas, seja dentro de nós próprios.  O feminino e o masculino, a união perfeita expressa através do amor. A figura do homem e da mulher nesta carta, representam não só o amor humano, mas também a nossa natural dualidade interior.  Esta carta deixa bem claro que todos temos dentro de nós traços opostos e dicotomias que precisam de ser resolvidas. 
A mensagem que ela nos transmite é a de que, através das relações de amor temos um dos maiores campos de crescimento e desafios, na medida em que procuramos harmonizar-nos com "o outro".  Essa harmonia requer atracção, juntar forças, compreensão e cooperação.  Só assim é possível a união perfeita. 


Carta VII - O Carro


O Carro é uma carta de triunfo, no entanto, não sem esforço.  Ela ensina-nos que a auto-disciplina é necessária na nossa vida e que se conseguirmos dominar esta qualidade, a vitória será certa.  A mensagem é a de que ao longo da nossa vida vamos deparar-nos com forças que competem entre si, conflitos que podem ser interiores, entre pessoas ou situações e que teremos de lidar com elas, estando esse controle dentro de nós para levar "o carro" a bom caminho.  Auto-disciplina é a palavra chave.  Dependendo das cartas que acompanhem O Carro, esta carta também pode representar uma viagem.


Carta VIII -  Força

A Força diz-nos que a paciência e a diplomacia (em oposição à agressividade), combinadas com coragem, serão qualidades que devemos desenvolver para atingirmos os nossos objectivos.  A mensagem que esta carta nos quer transmitir é a de que todos temos dentro de nós uma grande reserva de força interior, que nos dá mais poder do que aquele que imaginamos ter.  Podemos definir esta força como uma dura, mas pacífica determinação.  Temos por isso de aprender a lidar com a nossa natureza instintiva, aprender a escutar as nossa voz interior e a confiar em nós próprios.


Carta IX - O Eremita



O Eremita, representado por uma figura de um velhote com uma lanterna, é uma carta com uma mensagem muito clara, até mesmo pelo próprio nome.  Como vivem os eremitas ?  Na solidão e isolados do mundo...
Pois a mensagem desta carta para nós é a de que há alturas em que precisamos de pensar cuidadosamente, contemplar as situações, meditar, ponderar.   E para isso, nada melhor do que nos retirarmos do mundo, não no sentido literal de nos isolarmos de tudo, mas que nos faz muito bem ter momentos só com nós próprios.  Longe de todo o "ruído" do mundo exterior, podemos encontrar a nossa sabedoria interior.  A mensagem desta carta é das mais claras do Tarot. Nós temos dentro de nós todas as respostas que precisamos e a "lanterna" para as encontramos é a capacidade de refletirmos sobre as situações, sem as influências do mundo exterior, que nos cortam o acesso a esse mundo mágico. 


Carta X - A Roda da Fortuna


Invariavelmente, esta carta mostra sempre uma Roda.   Esta carta vem informar-nos  que há coisas na vida sobre as quais temos pouco ou nenhum controle.  A mensagem é a de que devemos aceitar a acção e as forças do destino e alinharmo-nos com os seus objectivos que, são para nosso bem, apesar de nem sempre o percebermos à primeira vista.   Ela diz-nos que há circunstâncias de mudança, geralmente para melhor, que irão promover o nosso crescimento e avanço no caminho da vida.   Mas nessa mensagem A Roda da Fortuna também nos lembra que  cada período de actividade intensa e de progresso, é seguido de um período de descanso, uma descida para a inactividade.  No simbolismo de uma roda podemos compreender bem esta mensagem de vida.  Estamos na roda da vida, ela gira e, à medida que gira, umas vezes estamos em cima, outras estamos em baixo...mas novamente a caminho da subida, porque ela não pára.


Carta XI - Justiça

Esta é uma carta de equilíbrio a nível racional e lógico,  que nos sugere que há alturas em que devemos usar mais a nossa mente racional do que a nossa parte emocional.  A sua mensagem é de que devemos ter a mente equilibrada para podermos tomar decisões equilibradas e justas, para sabermos avaliar interiormente todas as situações e fazer as escolhas correctas.   Mesmo que tenhamos de recorrer a conselhos externos, a nossa mente será sempre o grande mestre da nossa vida.
Carta XII - O Dependurado

Com esta carta aprendemos que há ocasiões em que parece que a vida está em suspenso, podendo ser uma boa oportunidade para  encararmos as coisas de uma perspectiva diferente.  Como mensagem, esta carta ensina-nos que não devemos temer o auto-sacrifício, sobretudo no que diz respeito a vivermos vidas menos ligadas ao que é material.  Muitas vezes é melhor sofrermos a curto prazo para que a longo prazo possamos estar prontos para conseguirmos ver mais claramente o nosso caminho espiritual e encontrar resultados muito mais benéficos.  Apesar do aspecto da carta, ela não é de temer, pois a sua mensagem é a de um "sacrifício" voluntário.
Carta XIII - Morte

Esta carta costuma assustar muito as pessoas e quero ver se consigo "limpar" um pouco esta negatividade em relação a uma carta que até é bastante positiva no nosso caminho pela vida.  Da forma mais simples, podemos dizer que o seu significado é de poderes transformadores.  A sua mensagem é a de que na vida há ciclos que acabam, e ela representa isso mesmo, o fim ou a morte de um ciclo. E a seguir a esse final temos direito a tempo de "luto", que devemos fazer durante o tempo que for preciso, até estarmos prontos para seguir em frente.  Os poderes transformadores que esta carta anuncia são geralmente para melhor, indicando-nos que estamos a passar por um género de metamorfose.  Por vezes temos tendência a agarrar-nos a coisas e a padrões do passado que já não nos levam a lado nenhum.  Mas o que antes funcionava bem, deixa de ter cabimento,  o "velho" deve ser deixado para trás, para dar espaço a novas experiências. 

Carta XIV - Temperança

A Temperança traz-nos uma lição sobre a necessidade de fazermos a nossa vida com moderação, paciência e a capacidade de fazermos compromissos para encontrarmos soluções satisfatórias.  Enquanto que a carta Justiça representa pensamentos equilibrados, a Temperança indica-nos emoções equilibradas.  A sua mensagem, bem clara pelo seu nome, é a de que com diplomacia, cooperação e emoções equilibradas, teremos sucesso a conjugar forças opostas.  Na vida há alturas que demonstram claramente que  que é preciso ter calma, ser paciente e saber esperar mesmo que pareça que nada está a acontecer.  O único caminho é "sentar e esperar" que as coisas aconteçam no seu devido tempo.  O truque é tornar esta espera em algo de construtivo e aprender a não fazer nada já é um caminho de aprendizagem espiritual.  É que há mesmo alturas em que nada pode ser feito ou não há necessidade de fazer nada.


Carta V - O Diabo



Esta é uma carta interessante que tem diferentes conotações e  pode parecer ambígua.  As suas mensagens parecem negativas, mas enquadradas no caminho da Vida, fazem sentido e acabam por se revelar positivas.
À primeira vista esta pode ser uma das cartas mais alarmantes dos Arcanos Maiores.  No entanto, ela não representa forças satânicas com intenções maldosas.  O Diabo lembra-nos que há alturas em que temos de avaliar a nossa relação com as coisas materiais que nos mantêm "acorrentados".  É altura de olharmos para o que está a reter o nosso crescimento pessoal, e pode dizer  respeito a relações abusivas, obsessivas ou prejudiciais.  Podemos ter de confrontar os nossos medos em relação a segurança financeira, social e questões materiais.  Temos de reconhecer e aceitar as coisas que não gostamos em nós, seja a nossa personalidade, o nosso corpo, comportamento ou temperamento.  É tempo de largarmos os velhos medos, inibições e as formas que usamos para manipular outros de forma a satisfazer as nossas necessidades.   Ser menos egoístas e ter responsabilidade por aquilo que somos e fazemos.  
Como a mensagem desta carta inclui as obsessões, ela também pode representar uma relação obsessiva, de forte atracção sexual,  o que a torna uma relação apenas física e não emocional, nem muito saudável.

Carta VXI - A Torre

A Torre traz-nos uma boa mensagem para reflexão.  Uma casa que tenha sido construída sem bons alicerces, acaba por rachar e cair, mais tarde ou mais cedo.  Esta carta vem alertar-nos para as coisas que ao longo da vida podemos estar a construir com base em ilusões ou falsas crenças.  E mostra-nos o que acontecerá. 
Esta não é uma carta fácil porque pode parecer que ela vem anunciar o caos ou uma catástrofe.  A mensagem pode dizer respeito a situações ou assuntos que julgamos seguros e encerrados. Fomos construindo um caminho que julgávamos permanente e estável com base nessas ideias, em qualquer área da nossa vida.  Quando a Torre nos vem dizer que não tínhamos as fundações adequadas, imaginamos devastação e ruína.  Muitas vezes somos nós que, mesmo sabendo disso,  vamos protelando e negando certas coisas que precisam de ser desconstruídas e reestruturadas. Vamos adiando, até sabemos que temos de agir mas recusamo-nos.  E depois a própria vida se encarrega de nos ensinar, através de crises como perder o trabalho, divorciarmo-nos, um acidente, um revés financeiro, tudo situações que nos vêm forçar a enfrentar a realidade. 
Parece portanto que a mensagem desta carta é toda negativa.  Mas também tem um aspecto positivo, porque as mensagens das cartas do Tarot são sempre no sentido de nos fazer evoluir e melhorar.   A Torre, com a sua mensagem directa e bem clara de "ou mudas, ou tudo vai ruir...", vem ensinar-nos que temos de ser abertos e reconhecer a verdade das coisas, não nos iludirmos à toa.  Temos de ser realistas, se virmos a verdade e a aceitarmos temos dentro de nós a capacidade de agir para mudar e construir alicerces robustos na nossa vida.
Carta XVII - A Estrela

Já anteriormente disse que costumo comparar o Tarot a um Livro, e quando o analisamos "página" a "página" (ou seja, carta a carta) é incrível a semelhança com um livro de instruções.  Instruções para a Vida... e não é à toa que a seguir a uma carta preocupante como a Torre, venha uma tão "iluminada" como a Estrela.
A Estrela é o símbolo universal da esperança, que nos traz  optimismo e nos diz para termos fé e acreditarmos que melhores tempos estão a chegar.
A sua mensagem é muito positiva e bonita, ensinando-nos que a seguir a fases menos boas se abrirá uma panóplia de possibilidades de crescimento e de caminho aberto, sempre em frente.  Pode ser uma cura a seguir a uma fase de doença, pode ser uma relação que atravessou problemas e entra numa fase de harmonia.  É como se um portal de novas possibilidades de tivesse aberto e esta carta dá-nos a mensagem de que podemos contar com boa sorte, inspiração criativa, crescimento espiritual, desejos que se tornam realidade.  Ela marca um tempo de felicidade. 
Carta XVIII - A Lua

A Lua é uma carta mágica, misteriosa e emblemática do inconsciente e do mundo dos sonhos e da imaginação.  Esta carta representa a ligação entre o espírito e a matéria, simboliza aquilo que sentimos e como reagimos a esses sentimentos.  Ela alerta-nos para situações ilusórias, possíveis decepções e sentimentos de insegurança. As emoções não estão equilibradas e a pessoa parece um pêndulo a balançar de um lado para o outro, com as ideias confusas entre a mente e o coração.  A mensagem desta carta é a de que há momentos em que estamos ou parecemos de certa forma "irracionais" e mais instintivos. Por isso, sem a devida clareza,  não devemos apressar-nos a fazer escolhas ou a tomar decisões.  A Lua é associada à noite, ao escuro e às sombras enganadoras que se observam ao luar, por isso é melhor deixar nascer o dia, que chegue o "Sol", para podermos ver a outra luz os assuntos e as situações que nos preocupam.  Em conclusão, a mensagem é de cautela, porque há situações mal esclarecidas que têm mais por detrás. Será mais sábio e acertado esperar algum tempo até mais pormenores serem esclarecidos antes de agir.


Carta XIX - O Sol


Mais uma vez o Tarot se revela tão acertado nesta viagem de mensagens divinas.  A seguir a uma carta de aviso surge-nos "O Sol"!   Esta carta é vista como uma das mais positivas do Tarot porque simboliza tempos felizes, sucesso e triunfo, excelentes relações, casamentos felizes, prosperidade e boa saúde!
A mensagem do Sol é a de que as nossas acções passadas estão agora a dar frutos.  Será um tempo de renascimento,  de coisas boas no nosso caminho, qualquer iniciativa terá sucesso. O Sol numa leitura diz-nos claramente para avançarmos sem medo porque tudo vai correr bem!  A mensagem é a de que devemos aproveitar o momento, aproveitar todos os aspectos favoráveis que se nos apresentem.


Carta XX - Julgamento


Esta carta é vista como uma carta de carácter cármico, como se nos dissesse, "aquilo que semeares, será o que colherás!".  Ela diz-nos que a qualidade das nossas acções do passado (as sementes  que lançámos) irá agora dar-nos resultados, (as colheitas) normalmente bons, como recompensa.  É uma carta que representa renovação e renascimento de assuntos que pareciam esquecidos e que voltam a ganhar vida.  A sua mensagem é de que é possível fazer um novo começo, mas é importante ter provisões antes de continuarmos o caminho.  É como se fosse um rejuvenescimento de algo dentro de nós próprios, talvez uma mudança na nossa filosofia de vida, o abandono de crenças antigas,  cujo ciclo acabou e estamos prontos para seguir noutras direcções, fazendo ajustes que reflectem o que verdadeiramente somos.

Carta XXI - O Mundo



Tendo aprendido todas as lições apresentadas pelas cartas anteriores dos Arcanos Maiores, chegamos finalmente ao Mundo.  Esta é a última carta dos Arcanos Maiores.   Ela representa o equilíbrio e o apoio de forças que não podemos ver e simboliza o final da jornada espiritual que começou com O Louco.
O Mundo traz-nos uma mensagem de uma conclusão com sucesso, a que chegámos graças a uma orientação cuidada ao longo do nosso caminho.  Se tivermos seguido as lições anteriores,  neste estágio final iremos conseguir o que for nosso por direito porque o merecemos.
É tempo de nos sentirmos plenos, completos e renovados depois do longo caminho percorrido... e estamos prontos para começar de novo a um nível mais elevado.







3 comentários: