Translate this Site

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Uma Leitura para "Janeiro"...

Esta é uma tiragem de Tarot para JANEIRO, uma senhora do signo Capricórnio, casada há 12 anos e o marido é do signo Balança. Ambos se conheceram depois de já terem tido um casamento anterior, do qual tiveram filhos. No seu casamento actual têm um filho em comum e tudo parecia correr bem, até há cerca de 2 anos atrás. A Janeiro refere que desde essa altura, nota diferenças no marido, mais distante, mais calado e  entretanto ele dorme noutra divisão. Já tentou falar com ele mas ele não se abre. O receio da Janeiro é que se volte a repetir um divórcio, está saturada da situação e pediu ajuda às cartas.

Vamos então ver o que elas mostraram: 

Tratando-se de um casamento, de uma relação, a tiragem que fiz desta vez envolve cartas para as duas pessoas. Do lado esquerdo estão as cartas que saíram para “ELA” e do lado direito, as cartas que saíram para “ELE”.  Seguindo a ordem dos números que estão por cima das cartas, pode perceber a ordem da leitura.



Posição 1 – Esta posição da tiragem refere-se “ELA”, o que ela está a dar à relação neste momento. Saiu a carta A LUA, que é um Arcano Maior, sendo por isso um conselho divino. Esta carta tem como mensagem principal, avisar para situações em que a pessoa pode estar enganada, pode sentir-se desiludida, com sentimentos de incerteza. As emoções estão à flor da pele e a pessoa sente-se como numa montanha-russa, umas vezes mais ou menos bem, outras muito em baixo. A LUA também aconselha que não se tirem conclusões precipitadas. É como se ela estivesse a dizer “espere por outra luz para avaliar a situação, porque a luz da Lua (um pouco fraca…), não é suficiente”. Ou seja, aconselha a pessoa a ir avaliando as coisas com calma e não se deixar levar pelas aparências.

Posição 2 - Esta posição significa como “ELA” se encontra no presente, não só em relação ao casamento, mas no geral. Saiu a carta “5 de Ouros”, que é um Arcano Menor e que aparecendo numa relação significa sofrimento emocional, de solidão, abandono e insegurança.  A nível sentimental esta carta dá a mensagem de que ELA se sente como se os dois membros do casal vivessem em realidades diferentes.  Também indica que pode haver diferenças na forma que os dois encaram as situações relacionadas com dinheiro e despesas. E o conselho da carta, que é um Arcano Menor e por isso indica que pode haver uma escolha,  é que não pode cada um ficar com a sua ideia, têm que escolher  conversar para encontrar um meio-termo e chegar a algo com que os dois concordem. 

Posição 3 – Esta posição na tiragem indica onde “ELA” espera estar no futuro. Saiu a Raínha de Copas, que é também um Arcano Menor. Ela simboliza uma pessoa que gosta das coisas bonitas, que gosta de ter o seu lar bem arranjado, com pequenos detalhes de bom gosto. A nível pessoal gosta de se apresentar bem, com vestuário que contem sempre qualquer pormenor que a distingue das outras. A Raínha de Copas é muito perspicaz, é alguém que consegue notar nas outras pessoas quando alguma coisa não está bem, porque é muito sensível aos estados de espírito dos outros. Mas, como não gosta de se impor aos outros, tende a ser um pouco reservada. Como amiga, é alguém que sabe escutar os problemas dos outros durante muito tempo, oferece apoio, tenta ajudar com conselhos. A nível romântico, é uma pessoa que pode ser magoada com facilidade, com palavras ou acções ásperas, que a marcam profundamente. Por ser muito sensível, tem tendência a retrair-se para se proteger e isso pode fazer com que às vezes pareça um pouco distante e difícil de compreender. Pode ter tendência a deixar-se manipular, a desistir facilmente de algo que tenha a ver com dar o primeiro passo, porque esta carta indica sobretudo alguém que não gosta de confrontos.  Como desejo a nível sentimental, a carta indica que ELA pretende estabilidade, harmonia e amor na relação.

Posição 4 - Nesta parte da tiragem entramos nas cartas que saíram para “ELE”. Esta posição representa o que “ELE” espera neste momento da relação. Saiu o Ás de Paus, invertido. Esta carta tem muito significados, dependendo se estamos a tratar de trabalho, de saúde, de amor, de relações…. 
Sendo uma carta com ligação à masculinidade, aparecendo invertida, ela pode trazer a mensagem de que “ELE”  pode estar a atravessar uma fase em que não se sente muito seguro no campo da intimidade, talvez duvidando das suas capacidades e por isso evita envolver-se, evita levar a relação a um nível mais íntimo e prefere fechar-se. A mensagem é a de que “ELE” está numa fase retraída, metido só consigo, que pensa muito e não gosta de falar. Prefere ouvir a sua companheira, porque não pretende criar, nem alimentar mal entendidos. 

Posição 5 - Continuamos nas cartas para “ELE” e esta posição representa como ele se encontra no presente. Saiu a carta “O Dependurado”, que é um Arcano Maior, portanto mais uma carta com uma mensagem divina. Esta pode parecer uma carta má, mas não considero nenhuma carta do Tarot como má, todas elas trazem as suas mensagens para nos ajudar. Esta carta indica que “ELE” se sente bloqueado, suspenso, indeciso, sem saber o que fazer. Não é que seja algo de negativo, pois muitas vezes na vida precisamos de parar diante de qualquer situação que apareça, para avaliar com cuidado o que fazer a seguir. Esta carta vem reforçar a anterior, dando a mensagem de que “ELE” está retraído, fechado e distante, porque está exactamente “pendurado” nas suas emoções, que o bloqueiam.

Posição 6 - Ainda nas cartas para “ELE”, esta posição significa o que é que “ELE” está a dar à relação. Saiu o “CARRO”, outro Arcano Maior, mais uma mensagem divina. Esta carta indica que “ELE” tenta manter as coisas controladas, oculta o que se passa com ele e pode estar a deixar-se levar por medos e imaginação. Ele não quer desistir mas não consegue arranjar forças para fazer a relação valer a pena. O CARRO indica que lutar para contrariar isto, vai valer a pena, vai ter sucesso.   Mas poderá levar algum tempo até ele se abrir e deixar alguém aproximar-se dele. 

Posição 7 – Nesta posição, voltamos às cartas que saíram para “ELA” que representa na tiragem “como ELE a vê a ELA”. Saiu a “TEMPERANÇA”. Mais uma mensagem divina, porque é um Arcano Maior e tem como significado resumido equilíbrio, paciência, harmonia, estabilidade. Assim, esta carta vem dizer-nos que “ELE” a vê a “ELA como uma pessoa paciente e moderada, alguém que encontra soluções satisfatórias com diplomacia, sem ser preciso discutir. Para alguém que gosta de estabilidade esta carta representa a união perfeita, porque a TEMPERANÇA traz a mensagem de que a pessoa consegue equilibrar forças opostas, especialmente emoções opostas. 

Posição 8 - Aqui voltamos às cartas que saíram para “ELE” e na tiragem esta posição representa como “ELE” é visto por “ELA”. Saiu o 5 de PAUS, um Arcano Menor, uma carta que representa uma acção, uma atitude. Neste caso “ELE” é visto por “ELA como tendo tomado atitudes que contribuem para afastar os dois. ELE representa para ELA alguém que adiou a relação do casal, alguém que está a fazer uma “birra”, que não não toma outra atitude, parecendo que quer desencadear uma “batalha”. A carta avisa no entanto que não é boa ideia “pagar na mesma moeda”, porque pode transformar a batalha numa guerra mais complicada.

Posição 9 - Voltamos às cartas para “ELA”, com a posição que representa como é que ELA o viu a ELE no passado. Saiu a carta O MÁGICO, mais um Arcano Maior. Nesta posição, o MÁGICO indica que no passado, ELA o viu a ELE como uma pessoa com todas as capacidades e qualidades para construir uma relação com sucesso.

Posição 10 – Voltamos às cartas para “ELE” e nesta posição temos como é que ELE a viu a ELA no passado. Saiu a carta 2 de Paus, que indica que ELE viu nela alguém original, seguro, com autoridade e confiança. Uma pessoa sem medos, com capacidade e iniciativa para atingir os seus objectivos.

Posição 11 – Voltamos às cartas para ELA e esta posição representa agora os medos e as dúvidas DELA, no presente. Tendo saído o 6 de Ouros, os assuntos financeiros aparecem como significado do naipe de ouros. No entanto, como a questão é sobre a relação, a carta dá a mensagem de que ELA receia que a relação não seja feliz, tem de medo de não estar a fazer as coisas certas para tudo correr bem. 

Posição 12 – Aqui voltamos às cartas para ELE e a posição representa quais os medos e dúvidas dele no presente. Tendo saído o 4 de Espadas, esta é mais uma carta que representa reflexão, falta de acção, indicando que a pessoa está mesmo muito retraída, precisando de tempo para si, para pensar e reflectir, até encontrar o equilíbrio.

Posição 13 – Voltando às cartas para ELA, esta posição indica as influências do exterior para ELA. Saiu a carta 8 de Paus, uma carta que representa comunicação.  A mensagem dela é a de que é preciso comunicação para levar a relação para um outro nível, para evitar a estagnação. O ideal é a comunicação entre os dois elementos da relação, mas pode ser necessário recorrer a alguém exterior para aconselhamento ou consulta.

Posição 14 – Novamente as cartas para ELE, com a posição que também indica as influências externas, desta vez para ELE. Saiu o 2 de Ouros, uma carta do naipe que representa assuntos financeiros, mas que no tema da relação não tem propriamente a ver com dinheiro. Tratando-se de sentimentos, de uma relação, esta carta indica algum cansaço, rotinas, talvez excesso de trabalho ou simplesmente saturação da vida que se vem levando. A mensagem da carta é de acção, ela sugere que o casal páre para se concentrar mais nos 2, sairem juntos, desfrutarem da companhia um do outro, ver novas paisagens, enfim, quebrar a rotina do dia a dia. 

Posição 15 - Esta é a carta final e  representa a saída final, o desfecho que as cartas do Tarot indicam para a situação presente, caso a pessoa esteja disposta a tomar os conselhos das cartas anteriores e a agir para a mudar. 
Saiu o 7 de Copas, uma carta Arcano Menor que indica que há trabalho a fazer na relação, há que agir. Sendo do naipe de copas com o elemento água, ela dá a mensagem de que há emoções e sentimentos presentes na relação, amor, afeição, atracção, mas que as pessoas envolvidas não estão a saber comunicar para a relação se manter saudável e crescer. A mensagem do 7 de Copas é de promessa, de que a relação tem tudo para dar certo, mas também é uma carta que indica escolhas. Podem ser escolhas que envolvem um trabalho difícil de ambas as partes, no sentido de comunicarem mais, de escolherem como se relacionam. O amor existe mas pode não ser suficiente para manter a relação. Porque não é o amor que faz a relação, é a forma como se relacionam que vai alimentar esse amor ou deixá-lo desaparecer. 

Ora bem, até agora foram apenas os significados de cada uma das cartas que saíram para a Janeiro, em cada posição da tiragem. Como é uma tiragem longa, já deve estar farta de ler, eu sei...  Mas eu gosto de explicar tudo muiiiito bem! 

Como conclusão e fazendo agora a ligação das cartas num todo, começo por dizer que elas não indicam o fim da relação. Não apareceu qualquer carta de fim de ciclo, nem de corte, nem de terceiras pessoas, portanto a fase actual tem apenas a ver com os dois elementos do casal, mas propriamente com ELE, que pode ter mudado por causa de qualquer coisa que aconteceu lá atrás, no passado, ou então são coisas interiores, íntimas, inseguranças, cansaço, atitudes… tudo isso pode estar a afectar a parte que se refere a “ELE”.  Pelas cartas que saíram nesta leitura, especialmente o Ás de Paus junto com o Dependurado, ELE poderá estar a atravessar uma espécie de depressão ou crise, talvez relacionada com a idade, com a rotina, cansaço, com a vida em geral. 

Como referiu que isto já começou há algum tempo, eu sugeria que tentasse pensar em algo por essa altura que possa ter contribuído para esta mudança. Pode ter sido alguma coisa que até parece não ter ligação nenhuma, mas na cabeça dele pode ter feito o “clic”. Por exemplo, terá deixado de trabalhar, mudou de trabalho, terá casado algum filho, faleceu alguém, terá sido avô, houve alguém que esteve doente, houve alterações a nível financeiro, discutiram por causa de dinheiro ?.... Até pode ter sido alguma coisa que normalmente pensamos como boa, mas que levou a pessoa a pensar na vida de outra forma, abriram-se umas “gavetinhas na cabeça” onde estavam guardadas algumas coisas e ficou tudo um bocado “desarrumado”, levando-o a refugiar-se dentro dele próprio. As outras cartas indicam que ELE a vê a ELA como alguém bastante positivo, alguém que tem tudo para o ajudar, no fundo alguém que tem de “puxar” por ele. A carta o CARRO indica que não vai ser fácil, mas a TEMPERANÇA é clara, sobre a paciência e o equilíbrio que ele vê em si.   Tudo indica que ele a vê como uma grande mulher. Portanto, cara “Janeiro”, esta leitura não indica ruptura, nem separação nem divórcio. Vou tentar resumir a mensagem final das cartas, em forma de conselho para a fase actual da sua relação. O seu marido poderá estar numa fase de desalento, de cansaço, até de dúvida sobre a sua própria capacidade de ter uma relação mais íntima de forma normal. Acredite que é muito normal, em qualquer fase da vida, eles de vez em quando acharem que já não “funcionam” como antes. E normalmente o que acontece é fecharem-se, afastarem-se e tornarem-se distantes, como forma de não se exporem. A maior parte dos homens, tendo em conta também o meio e a forma como foram educados, também não sabe nem gosta de falar sobre sentimentos e emoções.  Que eles muitas vezes nem entendem e ficam como que "perdidos".    
Portanto, o que se passa é a nível interno dele e vai ser muito difícil que ele se abra. É algo que mexe muito com ele e prefere isolar-se. Por isso, este comportamento não parece ter nada a ver com algo a “Janeiro” tenha feito.   As cartas também não indicam ninguém em que ele possa estar interessado, nenhuma relação por fora, nada disso. O conselho é de que com muita paciência, compreensão, carinho…assim de forma dócil, vá tocando no assunto ao de leve, talvez perguntando-lhe se ele sente bem, se está doente, mas se ele se fechar, não insista, para não se tornar “melga” e o efeito ser ele ainda se fechar mais.
Vai sendo aos poucos, até ele ganhar força para se ir abrindo mais um pouquinho. Eu sei que é aconselhá-la a quase “ir à pesca”, mas se realmente deseja que a situação se altere, tem de ir buscar toda a sua paciência.   E depois pode ir juntando o que ele for dizendo, uma coisa aqui, outra ali, até começar a ter uma ideia do que se pode estar a passar na cabecinha dele. 

Pode dizer-lhe como se sente por ele andar assim, mas sem acusações nem julgamentos, sempre com muita calma e carinho, mostrando-lhe com pequenos gestos como gosta dele, fazendo-o ver as coisas boas que têm juntos, enfim, puxá-lo para as coisas boas da vida, sem o forçar. É um trabalho árduo que tem pela frente, mas o 5 de Paus alerta para não entrar na mesma “onda” dele, que é…se ele se afastou, olha deixa andar, vou fazer o mesmo. A menos que não fosse de sua vontade manter a relação, claro. Não, nesta fase, alguém precisa de ser  "o motor" da relação, e as cartas indicam que ele não está em condições para isso.  Terá que ser a Janeiro, se lhe tem amor e sente que tem vontade para continuar, a puxar as coisas para a frente. E é uma grande prova de amor, é nestas alturas que se vê quem realmente se tem ao lado. Se ele merece o seu amor e a sua dedicação não desista, porque o caminho é longo, é duro, mas vai valer a pena. Cara Janeiro, espero que esta leitura faça algum sentido para si, estas foram as mensagens das cartas. Nada negativas, mas indicando um grande desafio pela frente. Cabe-lhe a si decidir, fazer a escolha do que sente ser melhor. Porque o Tarot dá as mensagens e os conselhos, mas as pessoas é que têm o poder de decidir por onde vão ao longo da sua vida. 

Muita força e coragem, um beijinho!