Translate this Site

SANTO EXPEDITO

Ainda há muito mistério em torno da vida de Santo Expedito.  Várias fontes apontam para que  tenha nascido na zona onde hoje em dia se situa a Arménia.  Sabe-se ainda que foi um mártir Cristão e pouco mais.  
No entanto, existe uma antiga lista, designada por Hieronymian Martyrology, (que se pode traduzir como sendo um Martirológio) e que consiste numa lista de mártires ordenada cronológicamente, atribuída a São Jerónimo. Ao que parece, São Jerónimo propôs-se escrever uma lista de todos os mártires e santos desde o nascimento de Cristo até à época em que vivia, que era na Idade Média.
Nessa lista, consta "Expedito" como sendo um de seis soldados Romanos que foram condenados à morte em Melitene, durantes as perseguições ordenadas pelo imperador Diocleciano. Através desta informação, e se Expedito esteve então em Melitene (atual Turquia) no início do século IV, deverá ter sido um dos membros da XII Legião, a chamada Legio Fulminata.
Os indícios mais antigos de devoção a Santo Expedito, aparecem apenas a partir da segunda metade do século XVIII, tendo sido mencionado superficialmente num volume de uma Acta Sanctorum, de Abril de 1675. Há ainda a possibilidade de a palavra "Expedito" ser uma leitura errada de "Elpidius", que era um nome vulgar na época e, devido a prováveis trocadilhos, houve quem o começasse a designar pelo Santo da Rapidez. Primeiramente, era invocado para causas urgentes e então passou a ser o Santos padroeiro dos comerciantes, marinheiros, estudantes; também lhe pediam ajuda para questões relacionadas com tribunais.
Dado que "Expeditus" é a palavra em latim que designa um soldado que marcha com pouco ou nenhum equipamento, este santo podia até ser um anónimo conhecido apenas pela sua profissão.  Mas outros relatos indicam que ele terá até sido o comandante da Legião acima referida e que, quando da sua condenação à morte por ser Cristão, com ele terão morrido os seus colegas de armas, Caio, Gálatas, Hermógenes, Aristónico e Rufo.
É que, apesar de ser um soldado Romano e ter como missão defender o Império de Roma, certo dia, a graça de Deus tocou o seu coração e ele converteu-se ao Cristianismo. 



Sem comentários:

Enviar um comentário