Translate this Site

sábado, 4 de maio de 2013

Está a utilizar bem o seu despertador ?



Sabia que, em média, passamos um quarto da nossa vida a dormir ?
Com tanto tempo da nossa vida passado a dormir,  é surpreendente que tão pessoas percebam o impacto que o sono tem, sobre quase todos os aspectos do tempo da nossa vida que passamos acordados. Contrariamente à crença comum, dormir não é uma coisa que apenas fazemos à noite, é algo necessário à nossa sobrevivência.
Dormir o suficiente e com qualidade, está ao mesmo nível de um estilo de vida saudável e fazer  exercícios regularmente.
O Sono  tem a capacidade de restaurar e energizar o nosso corpo e o nosso cérebro.  Ele aumenta a nossa capacidade de atenção e o nível de energia. Afecta o humor, o peso corporal, a percepção, a memória, o pensamento, o tempo de reacção, a capacidade de comunicação, a criatividade e a boa saúde.
Afecta praticamente todas as áreas da nossa vida!
Então, o que está realmente a acontecer quando fechamos os olhos todas as noites?  De seguida vamos analisar o básico…
O sono é um estado natural que nós, como seres humanos precisamos para permanecermos vivos.  E não estamos sozinhos.   A maioria dos mamíferos, aves e peixes, todos precisam de descansar, assim como nós, para serem capazes de   E, tão importante para a nossa sobrevivência é também a capacidade de acordar.
Os cientistas descobriram e deram o nome a 2 tipos de sono diferentes:
1. NãoREM
2. REM (do inglês, Rapid Eye Movement)

1.NãoREM 
Quando começamos a adormecer, o  cérebro torna-se menos activo do que quando estamos acordados. Esta é a primeira fase ou estágio do sono, chama-se NãoREM, e é quando o cérebro está inactivo e não há nenhum sonho.
Dentro desta fase de sono NãoREM há 4 partes:
A parte 1 e 2 classifica-se de “sono leve”. É aquela altura em que estamos apenas a dormitar, facilmente nos acordam e até temos muitas vezes aquelas contracções musculares ou espasmos, que nos fazem dar grandes saltos, pois parece que vamos a cair.  Nada de alarmar, isto é perfeitamente natural.
A parte 3 e 4 classifica-se de “sono profundo” e nesta altura é difícil alguém acordar-nos.  É nestas partes do sono NãoREM que surgem os pesadelos, faz-se chichi na cama, podemos levantar-nos e caminhar (sonambulismo) e até falar.
Esta fase NãoREM representa 75-80% da totalidade do sono.

2. REM 

Esta fase, que tem o nome em inglês (Movimento Rápido dos Olhos), é assim chamada porque nessa altura os nossos olhos mexem-se com rapidez debaixo das pálpebras fechadas.  Nesta fase, o cérebro é reactivado a intervalos quase certos e ficamos quase como acordados.  Mas com uma grande diferença. 
Esta é uma reactivação selectiva.  Ou seja, apenas algumas partes do cérebro estão activas e é nesta altura que os sonhos acontecem.
Assim, quando estamos a dormir, alternamos entre ciclos de sono REM e NãoRem, sendo cada ciclo de aproximadamente 90 minutos. Por exemplo, em 4,5 horas passamos por três ciclos, em 6 horas passamos por quatro ciclos, e em 9 horas,  teremos seis ciclos.   Quando estamos a passar de um ciclo para o outro é quando estamos novamente num sono mais leve e é mais fácil acordarmos.
Uma boa forma de ter um descanso com mais qualidade e evitar sair da cama já em stress, é planear a suas horas de sono tendo em conta estes ciclos.  Coloque o despertador para uma altura em que preveja que vai estar entre ciclos, e será mais fácil acordar.   Por exemplo, imaginemos que precisa de se levantar às 6:30h da manhã.  O ideal seria deitar-se às 21:30h para obter 6 ciclos de sono. Não podendo ser, então poderá ser às 23:00h  para obter 5 ciclos de sono. No máximo, poderia deitar-se às 00:30h, para obter pelo menos 4 ciclos que permitam um descando em condições.  Faça sempre as contas, considerando 90 minutos para cada ciclo!  Vai sentir-se muito melhor!