Translate this Site

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Em busca da perfeição

Excelência sim....perfeição, não.

Algumas pessoas confundem a palavra – excelência – com a palavra – perfeição. Há ainda pessoas que têm orgulho em dizer “eu sou perfeccionista”.

A busca da perfeição é como correr atrás de uma miragem. Uma miragem é uma ilusão óptica, em que nunca se alcança o que se pensa que se está a ver à nossa frente. Nós caminhanos na direcção da miragem, nunca a alcançamos mas ela está sempre diante de nós. 
Com a perfeição é a mesma coisa, não é possível para os seres humanos serem perfeitos.

Há vários tipos de perfeccionismo, mas quase sempre escondem outras condições. Muitos perfeccionistas nunca estão satisfeitos com o que obtêm porque não está perfeito. Em vez de celebrarem a chegada à meta, recriminam-se a si próprios, porque se o tivessem feito de outra forma teria saído melhor, se tivessem trabalhado um pouco mais duro… enfim, nunca estão satisfeitos. É a  Insatisfação…


Outros perfeccionistas trabalham no duro para poderem alcançar as suas metas. Quando as alcançam, ou ficam deprimidos ou colocam metas ainda maiores, sem um momento de pausa, sem sequer relaxar, sempre pensando em como alcançar o próximo passo. Tornam-se pessoas extremamente competitivas que evitam tudo o que os possa distrair, até mesmo as pessoas que amam. É a Competição excessiva….

Há ainda aqueles que querem fazer sempre tudo bem, tão perfeito que nem começam os seus projetos porque as condições não são as perfeitas. E assim o perfeccionismo converte-se numa forma de procastinação. É o Adiar, adiar…

Se é certo que algumas pessoas perfeccionistas triunfam devido ao seu perfeccionismo, também é certo que esta característica as pode tornar pessoas muito difíceis. Por isso se sentem muitas vezes sós, insatisfeitas ou frustradas.

A busca da excelência edifica as pessoas, torna-nos melhores pessoas. É o tentar sermos melhores em cada dia, para aceitar que temos sempre mais para evoluir, celebrando as conquistas.   Procure a excelência e aceite que não é perfeito!  Será muito mais feliz.

Um beijinho