Translate this Site

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Viver o momento presente...



Toda a nossa atenção é canalizada para as pequenas coisas do dia a dia: terminar esta ou aquela coisa, fazer um telefonema, enviar um email, ir levar os miúdos à escola, preparar o jantar… e os nossos pensamentos vão, inevitavelmente para aquilo que foi ou aquilo que vai ser.

Mas, no meio de toda essa ocupação, distraímo-nos da única coisa real – o momento presente. Os melhores momentos da nossa vida surgem – não por estarmos num resort cinco estrelas,  mas por estarmos simplesmente atentos. No meio da fila do trânsito. No meio de um telefonema de um cliente. Enquanto saboreamos um bom café...

Respire fundo. Neste preciso instante, aqui e agora, saboreie o facto de estar vivo. Tudo o que o inquieta ou já passou ou ainda está para vir. Por isso descontraia. Respire. Dê graças.
Limite a sua vida a este preciso instante. De certeza que tem problemas na vida – quem os não tem? – mas tem um problema neste preciso instante? Não amanhã, nem mesmo daqui a 5 minutos – agora. Tem um problema agora?

Se a sua atenção estiver plenamente centrada no momento presente não há ansiedade. Há problemas para resolver – sem dúvida. Há coisas a aceitar – certamente. Mas só lhe causam ansiedade se as comparar com o passado e as perspectivar no futuro.

Arranje momentos de presente no seu dia. E aprenda a ser feliz a cada instante.


Uma - Duas Leituras para Iris

Olá! Esta é mais uma leitura utilizando o Analisador de Decisões, desta vez para um casal, ambos do Signo Touro.  A questão é mais vasta do que aquilo que o Analisador de Decisões pode responder, porque envolve a dinâmica do casal, o trabalho, a família mais alargada... mas a questão fulcral reside no facto de o marido estar desempregado.  Ele pondera sair para outro país onde já tem familiares e onde terá trabalho.  A Iris coloca a questão de,  se o marido sair o deverá depois acompanhar, juntamente com a filha de ambos.  Há ainda a envolvente familiar, de quem terão de se afastar,  enfim, há mesmo uma divisão entre a mente e o coração.  Ora sendo assim, para responder à questão da Iris, havia que saber primeiro sobre a decisão de saída, por parte do marido.  Assim, e de acordo com os números escolhidos, as cartas para o marido da Iris foram as seguintes:


E agora vamos ver o que elas disseram, primeiro uma a uma...nas respectivas situações, da mente, do coração, do que se quer (que é a situação presente)...e o que as cartas aconselham.

Posição 1 – Raínha de Espadas

Esta é uma carta que indica uma pessoa com grande força interior.  Estando na posição da “mente” ela representa alguém que tem uma personalidade forte, perspicaz, com capacidade de organização e comando.  É alguém capaz de negociar,  muito eficiente,  de mente aberta à aprendizagem e que só gosta de partilhar as suas ideias se disso puder tirar algum benefício para si.  Isto não quer dizer que seja egoísta, é apenas porque a força interior e aquilo que sabe se deve à sua experiência, ao seu esforço e eventualmente sofrimento, e para partilhar só com alguém muito especial, que esteja à altura de o merecer.  A mensagem desta carta indica claramente que acima de tudo está a honestidade, o valor da verdade, que deve ser enfrentada mesmo que desagradável.

Posição 2 -  Nove de Paus

A nível dos sentimentos do coração esta carta pode à primeira vista parecer negativa.  Às vezes podem surgir sentimentos de esgotamento, como se a pessoa não tivesse mais forças para continuar ao longo de um caminho que não está a ser fácil e só apetece desistir. 
No entanto, a mensagem desta carta não é de todo negativa.  Pelo contrário, e apesar de parecer que a pessoa está no seu limite, ela diz que o sucesso pode estar mais perto do que se imagina. 
A mensagem do Nove de Paus é a de que a pessoa não deve parar, não deve desistir do que tem em mente, é tempo de reunir forças.  Já foi percorrido um longo caminho e é preciso dar o passo final.  A palavra chave desta carta é “Perseverança”, com coragem e determinação, porque há um momento de triunfo mais à frente.

Posição 3 – A Lua

Nesta posição que se refere ao que a pessoa quer ou à forma como está a mostrar as suas acções e escolhas no presente,  a Lua mostra alguma confusão, dúvidas e insegurança.  Ela indica que o momento é governado por ansiedade causada por receios quanto ao desenrolar da situação.  A mensagem desta carta é de que a pessoa deve “retirar-se”, ou seja ponderar todas as soluções, opções e possibilidades, antes de tomar uma decisão.  Basicamente, que não se tomem decisões sem equacionar todos os aspectos, sem ter todos os contornos bem definidos.  Tratando-se de uma situação de trabalho, ela avisa para não haver precipitações em que a pessoa termine abruptamente com algo que já colocou em marcha.  Pode ser um projecto, um trabalho ou uma ideia... porque há que ver também a mensagem da carta seguinte.

Posição 4 – O Sol

Nesta posição da tiragem,  a carta O Sol indica novos começos, sucesso, energia, vida!
Tendo em conta as mensagens mais “sombrias” das cartas anteriores, aparecendo esta como desfecho da leitura, é um bom sinal.  O Sol transmite mensagens de nascimentos,  êxito financeiro, sucesso no casamento, estabilidade, realização de projectos, enfim… uma sensação geral de felicidade.  Dado que o Sol representa “uma nova luz”, há que prestar-lhe muita atenção quando ele aparece no caminho, porque certamente foi um caminho com alguns períodos mais complicados, ou seja, “sem luz”. E por isso, há que aproveitar bem esta energia do Sol para continuar em frente.  
Com esta carta, o optimismo vem substituir a negatividade e abrem-se novas oportunidades num futuro próximo.  Aparecendo numa leitura deste género, em que há o debate "mente-coração", o Sol vem realçar a importância de resolver os seus problemas com o pensamento racional e consciente, ou seja, há que seguir a mente.  

Bom, cara Iris, estas foram as cartas da tiragem do seu marido.  As duas cartas do meio são as que parecem um pouco menos positivas, mas afinal, talvez elas não sejam mais do que o reflexo daquilo que se está a passar na actualidade.  É natural numa situação destas que haja algum desalento, confusão e divisão. 
A Lua naquela posição, apenas reforça a ideia de que a decisão a tomar não será para ser tomada “no ar”,  visto que há uma quantidade de assuntos a considerar e ela vem apenas sugerir “muita reflexão” e “análise”.  Sendo que a seguir saiu o Sol, indicando “avance”,  este avançar só pode ter lugar depois de se prestar atenção às cartas anteriores, que mostram os assuntos a ser resolvidos.  A Lua é clara nesse aspecto, ela diz-nos para vermos tudo, mesmo tudo até ao pormenor, especialmente as coisas que possam não estar ainda totalmente esclarecidas.  Tratando-se de trabalho e de uma eventual mudança para outro país, será  analisar se há um contrato de trabalho válido,  local de residência, condições, competências da pessoa para o trabalho a desempenhar… enfim, todas aquelas coisas que já têm estar resolvidas para o Sol poder brilhar. 
O Sol indica que é conveniente usar o pensamento racional, enfim… o ideal seria podermos seguir sempre o nosso coração, seria a felicidade total.  Mas o caminho da Vida é assim mesmo, obriga-nos a crescer como indivíduos, a fazer escolhas muitas vezes dolorosas no momento, mas que mais tarde vemos que deram frutos.  A mente obriga-nos a descer à Terra e permite-nos cuidar das nossas necessidades básicas, trabalhar para podermos comer e vestir, coisas sem as quais não poderemos também fazer florescer o coração.  O Sol nesta leitura diz-nos isso.  Que seguindo a mente, tudo começará a correr melhor.
Espero que esta leitura faça algum sentido e contribua de alguma forma para ajudar na decisão.  Mas lembre-se que as cartas são apenas mensagens e conselhos.  O livre arbítrio é das pessoas, é nosso.  As escolhas têm de ser feitas por nós e é com elas que vamos fazendo o nosso caminho pela Vida.

Uma vez que para a leitura do seu marido as mensagens das cartas foram de "Avançar", a segunda questão passou a fazer sentido.  A pergunta se deverá ir com a sua filha também foi colocada às cartas depois de "limpas", bem baralhadas, novos números, nova escolha e a tiragem foi a seguinte:


E agora para as mensagens...

Posição 1 – Nove de Copas

Esta carta indica felicidade e que a pessoa deseja êxito e bem estar material completos.  Sente-se feliz por aquilo que já alcançou e espera que aquilo que deseja se torne realidade.  É alguém que gosta de encarar a vida como uma celebração, que gosta da vida familiar, sabe transmitir  o que é estar grata pelo que tem na sua vida e que lhe basta, ao mesmo tempo que vai aprendendo que a vida não é nada de terrível, como muitas vezes muitas pessoas transmitem.
A mensagem desta carta é a de que na mente, a pessoa se sente satisfeita e realizada, tanto a nível emocional como material. 

Posição 2 – Pagem de Paus

Na posição do coração, esta carta indica alguém de espírito muito jovem, quase ao nível de uma criança, muito activa e cheia de energia, alegre e optimista.  Tratando-se de um adulto, é alguém que mantém esse elo com o espírito vivo e curioso das crianças.   É alguém sempre cheio de novas ideias mas que nem sempre as pensa bem, com tendência a deixar-se levar pelo coração.  Uma pessoa aberta, sem medo de partir à aventura, gostando de viajar, de conhecer novas culturas, novos povos e  as diversas artes.

Posição 3 -  A Força

Esta carta é um Arcano Maior, uma daquelas cartas que tem uma mensagem com mais significado a nível interior.  Os Arcanos Menores estão mais relacionados com as nossas acções e escolhas, que podemos mudar.  Já os Os Arcanos  Maiores, são directrizes divinas e não têm a ver com aquilo que escolhemos ou fazemos.  Elas funcionam como guias. 


Nesta leitura e nesta posição, A Força vem sugerir que às vezes conseguimos mais lutando menos.  Ela aconselha a que se olhe em redor e se deixe que os acontecimentos se vão definindo no sentido da mudança ou mostrando as situações que estão em jogo, para que depois se tome uma decisão.   A mensagem é a de que se deve deixar ir  nessa corrente, com calma e pouco a pouco, até ter tomado o controle necessário, primeiro sobre si mesma e depois sobre o que está à sua volta.  Pode ser uma mensagem muito sábia, se a Iris verificar que por vezes com o seu marido, acabam a discutir o assunto de "ir ou não ir", causando alguma tensão.   Para lutar são precisas duas pessoas e esta carta diz claramente “não entre no jogo”.  Ele também precisa de amadurecer as coisas, tem a "Lua" na mesma posição que a sua "Força" e é natural que às vezes se sinta um pouco perdido.   A negociação é a via mais inteligente e harmoniosa.

Posição 4 -  O Louco


Esta carta é fascinante, e estando nesta posição pode parecer um pouco ambígua.  Mas fazendo a relação com as cartas anteriores, ela representa aqui o começar de uma nova forma de vida. Pode ser uma mudança física  de um lugar para outro, ou o início de um novo caminho a nível espiritual,  com uma fé absoluta no Universo.  No momento,  a pessoa pode até sentir que não está em harmonia com o resto do mundo, mas de uma forma positiva.  
Pode  surgir a ideia de se “atirar de cabeça” numa situação com base no “seja o que  Deus quiser”, mas depois a experiência de imaginar essa acção remete para um sentimento de solidão.  É como se estivesse a viver num ritmo diferente das outras pessoas à sua volta.  

Esta carta é muito rica em mensagens, porque sendo a primeira carta da Vida no Tarot, ela abre um mundo de possibilidades, de novas oportunidades que podem trazer mudanças benéficas, sempre no sentido de uma evolução positiva.  A mensagem principal é a de que é preciso manter a mente aberta, já que poderá ser necessário fazer uma escolha fora do normal.  Ela diz-nos que às vezes é preciso dar um salto no escuro, viajar por caminhos desconhecidos mas que nos irão fazer crescer muito como pessoas e melhorar a nossa jornada de vida.   A maior parte das vezes que esta carta sai, as pessoas afirmam com alegria que estão prontas para dar esse “salto” e dão as boas vindas à mudança.
O único “senão” desta carta é que, algumas pessoas, sabem que ela envolve uma escolha e têm medo de a fazer, com medo de errar.  Mas O Louco é uma carta muito positiva.

Cara Iris, pela sua leitura e conjugando com a leitura do seu marido, as mensagens das cartas mostram uma mudança para melhor.  Não sem luta, não sem obstáculos, mas as 2 cartas finais de ambas as leituras (O Sol para ele e O Louco para a Iris) indicam um recomeço.  Do lado dele, mais racional e confiante, do seu lado,  com dúvidas e algum receio.  

Com a carta A Força naquela posição, o Tarot parece indicar que vocês “lutam” os dois quando falam sobre o assunto, lutar no sentido de debater os diferentes pontos de vista.  Ele será talvez mais racional, mais cabeça… o indicado como diz O Sol, e a Iris pensando mais com o coração, como indica o Pagem de Paus.  E compreende-se porque a decisão que tomarem pode mudar a vossa vida, mas com o Sol para ele, indica que irá correr bem.  E com O Louco para a Iris, é como se nascesse de novo, mesmo que pelo meio apareçam momentos de solidão, de dúvida… que fazem parte do caminho de todos nós.  A questão de deixar toda a restante família para trás é aquela que tem mais peso, claro, mas nesta tiragem não é possível interpretar esse aspecto. 

No entanto, quem é pai/mãe, coloca acima de tudo na vida, a felicidade e o bem estar dos filhos.  E hoje em dia o mundo é uma aldeia, não é como antigamente, quando as pessoas iam embora não sabendo sequer quando conseguiriam dar notícias.  Hoje, há a internet, o facebook, o skype, há tantas possibilidades de as pessoas se manterem em contacto, que chegam a comunicar mais do que se vivessem na casa ao lado.  E há os voos low cost, viaja-se para todo o lado com maior facilidade… bom, isto não estava nas cartas, claro, é apenas a ideia que tenho da experiência de outros casos, da vida…em que sabemos que custa tomar decisões, mas temos de ser fortes, especialmente se temos também alguém de quem cuidar e que depende de nós. 

O Tarot deu os seus conselhos, deixou as suas mensagens que, normalmente implicam que haja alguma acção por parte das pessoas para se chegar ao próximo nível.  E volto a referir, são apenas mensagens, conselhos… não são regras a seguir.  As escolhas de vida são feitas por cada pessoa ao longo do seu caminho, jamais poderão seguir o Tarot à risca.  Ele é útil sobretudo porque nos mostra um pouco do que poderá acontecer lá à frente no caminho,  se fizermos as escolhas certas para lá chegar.  Mas cabe-nos a nós decidir se queremos mesmo ir por ali, claro!

Espero que esta leitura, em conjunto com a outra, possa ajudar a clarear alguma coisa, quanto mais não seja a trazer mais serenidade.  É importante que saiba que as mensagens das cartas se referem apenas e unicamente à saída ou não do país, questão que está a ser considerada pelo seu marido.  As cartas disseram que irá correr tudo bem, mais fácil para ele, mais difícil para a Iris, dava a envolvente familiar. 
Caso surja alguma oportunidade sem ser preciso sair e decida não ir, esta leitura deixa de ter sentido, porque a pergunta colocada deixou de existir.  

Felicidades, beijinho