Translate this Site

Os Arcanos Menores


Os Arcanos Menores são as restantes 56 cartas que constituem o segundo livro do Tarot. Estas 56 cartas são as mais parecidas com um baralho comum de jogar. Também se dividem em 4 naipes, cada naipe tem 14 cartas numeradas do Ás até ao Dez, mais as cartas das figuras, com o Rei, Raínha, Valete e Pagem. Há mais 4 cartas do que num baralho normal de jogar que não tem a figura do Pagem.

Na Idade Média, os 4 naipes representavam as 4 classes da sociedade da seguinte forma:


Espadas - A Nobreza
Copas - O Clero
Ouros - A Burguesia
Paus - O Povo

Estas cartas, em complemento dos Arcanos Maiores que nos dão mensagens e conselhos,  ajudam a detectar as áreas da nossa vida que necessitam atenção, de acordo com o seu simbolismo.  Mas, mais importante, os 4 naipes são fundamentais para a estrutura e composição do Tarot. Cada naipe corresponde aos 4 elementos considerados como as bases da Vida, as forças primárias e vitais do Universo.   
Estes elementos - Terra - Ar - Fogo - Água - existem por todo o lado no nosso Mundo, não apenas no sentido físico, mas também como vibrações e energias.  Encontramo-los representados não só no Tarot, mas também, por exemplo,  nas 4 Estações, nos 4 Evangelhos do Cristianismo e nas 4 Verdades Nobres do Budismo.

No simbolismo dos elementos, os naipes dividem-se em:

Espadas - Ar
Copas - Água
Ouros - Terra
Paus - Fogo

Agora vamos então conhecer os Arcanos Menores mais em pormenor e tudo começará a fazer mais sentido.  Primeiro os naipes...


Naipe de Espadas

O naipe de Espadas corresponde ao elemento - Ar - que se relaciona com as coisas intelectuais, a parte "pensante" de todos nós, a nossa mente.   Representa a parte mais lógica e analítica dos nossos pensamentos e também a mais discriminatória.  A nossa mente pode ser o nosso maior amigo mas, por vezes também pode ser o nosso maior inimigo.  Podem surgir pensamentos invasivos que se metem no nosso caminho, criam confusão, ansiedade e conflitos.
A mensagem deste naipe é quase sempre de conflito, luta e animosidade. Talvez por isso, as pessoas fiquem assustadas quando estas cartas aparecem numa leitura.  Mas pelo lado positivo, o naipe de Espadas ensina-nos que às vezes precisamos de "cortar a direito" através da confusão para irmos de encontro à verdade dos assuntos com mais clareza.


Naipe de Copas

O naipe de Copas corresponde ao elemento - Água - e descreve as emoções.  Amor, romance, relações, cultura, intuição e o inconsciente.  O amor representado nas cartas deste naipe não é apenas o romântico, mas também a amizade e a fraternidade entre seres humanos.  A mensagem é toda ela de simpatia, compaixão, emoções muito positivas e, sendo um naipe muito positivo, numa leitura pode atenuar as mensagens menos boas de outras cartas.

Naipe de Ouros

O naipe de Ouros corresponde ao elemento - Terra -, representando o nosso ser físico,  as necessidades normais da nossa vida diária e todos os aspectos materiais que valorizamos e pelos quais trabalhamos.  Este naipe é visto de forma positiva no aspecto temporal, trazendo-nos a mensagem de estabilidade e indicando que há espaço para crescimento no campo material e financeiro, prosperidade e bens materiais.  

Naipe de Paus

O naipe de Paus corresponde ao elemento - Fogo - e está ligado à criatividade, à energia, entusiasmo e força de vontade.  Ensina-nos que podemos ter atitudes, capacidades e ter situações que nos oferecem grande potencial de sucesso onde as podemos usar.   É um naipe de energia masculina, de energia viva, tal como o é o Fogo e a sua mensagem é a de nos inspirar para que possamos agir. 

De seguida, as cartas, começando pelas figuras, que são 4 em cada naipe.  Podemos também chamar às figuras as Cartas da Corte, já que elas representam mesmo figuras da corte em tempos passados.  De todas as cartas do Tarot, algumas cartas da Corte, como os Pagens e os Cavaleiros, oferecem muitas possibilidades de leitura diferentes.  Por referência, alguns dos significados podem representar uma pessoa, um acontecimento, ou até mesmo diferentes aspectos de uma mesma pessoa.  Por isso, mais uma vez é importante serem analisadas de acordo com as outras cartas que saiem na leitura.  As cartas mais nobres, como a Raínha e o Rei, representam normalmente pessoas.

Assim, as considerações que de seguida faço sobre as figuras das Cartas da Corte, são um pouco generalistas, pois a sua mensagem depende de muitos factores na leitura e poderão ter imensas interpretações.

Nota: todas as imagens são das cartas que utilizo para realizar leituras e são do baralho Tarot Dourado.  (The Gilded Tarot, de Ciro Marchetti)


Os Pagens


               Espadas                           Copas                              Ouros                           Paus

Como representação de pessoas, os Pagens referem-se a crianças ou jovens, de ambos os sexos,  de idade até ao 17 anos, portanto menores.
Como representação de acontecimentos estas cartas indicam a chegada de mensagens ou novas informações.



Os Cavaleiros

                     Espadas                       Copas                             Ouros                          Paus

Como representação de pessoas, os Cavaleiros referem-se a homens jovens, de idade superior a 18 anos e até 30 anos.

Como acontecimento, estas cartas indicam acção, formas de agir expressas com diferentes formas de energia dependendo do naipe e das cartas nas proximidades.

As Cartas da Corte mais Nobres

As Raínhas



                        Espadas                   Copas                        Ouros                        Paus


No Tarot, as Raínhas representam mulheres adultas, maduras e até idosas. Ou seja, as Raínhas não têm um limite de idade definido mas desempenham um papel de hierarquia e de autoridade.

Em perguntas sobre temas familiares, elas podem identificar a mãe ou outra mulher de autoridade, como avó, tia, irmã mais velha ou esposa. Será sempre aquela mulher que toma decisões, que é um pilar para a família e para quem consulta o Tarot. Em leituras sobre trabalho poderá ser a chefe, supervisora ou alta executiva. Nos meios académicos será uma professora, directora, etc.

Em certos casos, uma carta destas poderá aparecer para representar um homem que esteja sob a influência de uma mulher que pode ser a mãe, a chefe, médica, etc, conforme o tema da consulta.
  
 Os Reis
  Ouros                          Paus                               Espadas                            Copas

Os Reis desempenham funções de autoridade relacionada com o assunto que se estiver a consultar.  Tal como as Raínhas representam a energia feminina, os Reis representam o lado masculino.
Desta forma, estas cartas podem indicar a presença de um homem poderoso, um amigo adulto, um chefe, professor, empresário ou um alto funcionário.  Referem-se sempre a homens maduros ou mais velhos e as suas características vão depender do elemento do naipe na leitura.
Pode ser o pai, esposo ou conselheiro.  Se aparecer na posição da pessoa que pede a leitura e ela for um homem, esta carta representa as suas características.  Se for uma mulher, estas cartas representam a sua energia "masculina".  Nos tempos actuais em que as mulheres desempenham papéis que eram antigamente só para os homens, acontece algumas vezes aparecerem reis  para designar mulheres fortes, sem que por isso sejam menos femininas.

Cartas Numeradas

Seguem-se as cartas numeradas e com elas podemos desvendar a Arte Espiritual dos Números.  

Os números das cartas reflectem estágios de desenvolvimento e mostram como os assuntos estão a evoluir.  Quando se interpretam as cartas numeradas dos Arcanos Menores, tem de se considerar também o naipe.  Ele vai dizer qual a área de vida a que esse número se refere.  Combinando depois o significado do naipe com o do número da carta, descobre-se como a mensagem da carta se aplica à situação particular para a qual se está a fazer a leitura.
Então se seguida, abordarei a análise dos Arcanos Menores, da cartas que vão do número Um (1) ao Dez. (10)
Arcanos Menores do Número 1 (Os Ases)

Sendo o número 1 o princípio, a unidade, a energia inicial, os Ases representam sempre a origem de uma situação.  Cada um dos Ases representa um elemento, aquele que está associado ao seu naipe.

Arcanos Menores do Número 2


O  número 2 é o número do esquilíbrio e dos opostos.  Os opostos relacionam-se e equiparam-se para manter um equilíbrio.  


Arcanos Menores do Número 3


Diz-se que o número 3 é o número divino, da alegria e da expansão.  Na Natureza significa êxito.

Arcanos Menores do Número 4



O número 4 faz referência aos 4 Elementos que compõem o mundo material.  O 4 é o número do estabilidade e solidez.  Representa também a rigidez e a severidade. 

Arcanos Menores do Número 5


O número 5 é a 5ª essência da Vida. Em numerologia o 5 associa-se com actividade, liberdade, mudança e aventura. É relacionado com Marte e com os Deuses guerreiros de todas as tradições, que permitem ao Homem descobrir os erros e eliminar os prejuízos e condicionamentos que impedem a "visão".

O número 5 simboliza o ser humano dominado pelos 4 Elementos, é um número de poder e que lutará para conseguir esse poder.




Arcanos Menores do Número 6


O número 6, no Tarot tienen un simbolismo de harmonía, equilíbrio, o amor à família e o gostar de ajudar as outras pessoas.  
As suas mensagens-chave são responsabilidade, protecção, alimentação, maternidade, comunidade, equilíbrio e simpatia. 

Arcanos Menores do Número 7


O número 7 tem uma conotação especial porque se relaciona com o ciclo lunar, que cumpre 4 ciclos de 7 dias cada um, com as 7 notas musicais, as 7 cores visíveis do espectro de luz, os 7 dias da semana; é também um número muito referido na simbologia bíblica e mística. As 7 pragas, as 7 virtudes, os 7 pecados mortais, os 7 Cavaleiros do Apócalipse, os 7 Tronos, a referência a 70 vezes 7, e muitas outras referências.
No número 7 completa-se a unidade entre a mente e a matéria (3+4), a liberdade e o equilíbrio (5+2), a responsabilidade e a independência (6+1), de modo que avançamos na cadeia da evolução e podemos falar do ser humano com todo o seu poder criativo, vontade e autonomia.

As cartas de número 7 no Tarot estão assim associadas à actividade, liberdade, mudança e aventura.

Arcanos Menores do Número 8


O número 8 associa-se à equidade, justiça e equilíbrio.  O seu traço, feito com dois círculos sobrepostos, representa a acção do Cosmos, no seu contínuo fluxo e refluxo e projecção sobre todos os seres.   Anuncia êxitos que se poderão conseguir se se agir em harmonia.  O 8 na horizontal é o símbolo matemático do Infinito, alude ao karma, com ligação à lei da causa e efeito, já que é um círculo de retorno, como um boomerang que trás de volta as consequências das nossas acções do passado.  
O 8 representa êxito se formos constantes e disciplinados e plantarmos boas sementes, porque os nossos esforços serão retribuidos.

Arcanos Menores do Número 9


Em muitas culturas, o número nove é o um número mestre. Os Arcanos deste número vêm indicar-nos um novo começo, o início de um novo ciclo de vida.

 
Arcanos Menores do Número 10


No Tarot, as cartas de número 10 indicam que se termina um ciclo e se inicia outro novo. Assim, o número 10 pode associar-se à expressão da máxima acumulação de energia de cada elemento, onde tudo é pleno. Aquilo porque tivermos lutado chegará na sua máxima expressão e ocorre o fecho de um ciclo, para dar início de novo, a um outro começo.

E finda assim esta apresentação dos Arcanos Menores.  Como já referi é apenas o geral de cada carta, pois para se retirar o significado genuíno há que as analisar no contexto de uma tiragem, juntamente com as outras cartas que sairem.  

14 comentários:

  1. Obrigado.
    Ajudaram-me bastante.
    Bem ajam.

    ResponderEliminar
  2. no baralho comum não tem o cavaleiro, que pena

    ResponderEliminar
  3. Já ta querendo demais..

    ResponderEliminar
  4. muito obrigada por tudo. muito bem explicado.

    ResponderEliminar
  5. Tarô tem alguma ligação com ocultismo?
    Só por curiosidade

    ResponderEliminar
  6. Muito bom, estudar e usar a intuição sempre com honestidade, temos avisos que podem ser transformados sempre. Seja sempre positivo e trabalhe com muito amor. Grata.

    ResponderEliminar
  7. achei lindp este baralho, pode dizer o nome dele?,,,,,,obrigada

    ResponderEliminar
  8. obrigada, pode me dizer o nome desse tarot?

    ResponderEliminar