Translate this Site

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Errar para crescer

Gandhi foi um dos maiores pensadores e libertadores do século passado. No final da vida de Gandhi é difícil pensarmos que erros terá cometido este homem extraordinário.

Era um homem simples, um intelectual que se recusou a aceitar que havia diferenças entre os homens e por essa razão a Índia não podia continuar a ser uma colónia britânica.

Gandhi entendeu o conceito de liberdade como ninguém. 

Pessoalmente não gosto de me enganar, porém sei que sou humana e que me engano com alguma frequência. Com a mesma frequência que a maioria das pessoas. 

Quando andava no Secundário (já lá vão uns anitos…), tive uma colega de turma cujo pai era extremamente rígido e exigente e que não aceitava que as suas filhas cometessem erros. A minha amiga vivia em constante amargura e ressentimento, porque o seu pai não a aceitava tal como ela era. Queria que ela fosse perfeita o tempo todo. Um ideal muito difícil (e perigoso….) de alcançar.
Quando a minha amiga se formou, casou-se uns meses mais tarde e emigrou para outro país, declarando-se finalmente livre do seu pai. Mas, sem se dar conta disso, continuou a querer ser perfeita e a sua liberdade não era completa porque era uma autêntica escrava do perfeccionismo. Foi vivendo com bastantes problemas matrimoniais, e só depois de ter pedido ajuda psicológica e espiritual conseguiu finalmente soltar-se desta imagem, desta sombra criada pelo seu pai.
Outras pessoas que não tenham tido pais assim, podem mesmo assim ser muito duras consigo próprias, na altura em que fazem os seus auto-julgamentos.

Não importa que nos digam que somos livres e independentes se não perdoamos a nós próprios os nossos erros. 

A recriminação é uma forma de escravatura. Se você se recrimina a si próprio pelos erros que vai cometendo, liberte-se disso porque não trás nada de positivo. Quando achar que cometeu erros, analise antes as suas acções, aprenda a lição e siga em frente, não fique com complexos de culpa. Ficar a remoer não vai mudar nada, não vai adiantar nada, só val fazer mal.



É com os erros que se aprende, e se não aprendermos com os erros ao longo da vida, a própria vida se encarregará de nos fazer cometê-los de novo. Uma vez aprendida a lição, os erros já cumpriram a sua missão e o passo seguinte é esquecê-los.

Beijinho