Translate this Site

sábado, 20 de julho de 2013

Uma leitura para "Petulante"

Esta é uma leitura feita para uma pessoa com o nome código de “Petulante”, do signo Capricórnio, com um dilema sobre uma relação,  ou melhor, as possibilidades de uma relação.  Utilizei uma tiragem de 7 cartas designada por “Diamante do Amor”, em que as cartas foram retiradas do baralho a partir da escolha dos números por parte da consulente.
Trata-se de uma relação que ainda se pode considerar estar no ponto da amizade, com um homem do signo Touro, em que houve aproximação devido a certas circunstâncias da vida, que os juntou a determinada altura.  A consulente sentiu nascer o amor por esse homem mas, desde há algum tempo, ele parece ter-se distanciado, talvez por interferência de outras pessoas.  Assim, a “Petulante” pretende obter do Tarot uma clarificação sobre o ponto em que a relação se encontra, sobre os sentimentos deste homem para com ela, tendo ela feito a seguinte pergunta: “valerá a pena investir nesta relação ?”

Então, cara Petulante, em primeiro lugar iremos ver as cartas que sairam de acordo com os números que escolheu.  Cada posição da tiragem tem um significado e pretende obter do Tarot os conselhos ou mensagens relacionadas com essa área. 
Por isso, inicio esta leitura explicando cada carta que saiu relacionada com a sua posição e, no final, indicarei o desfecho, ou seja a mensagem geral, interligando as mensagens de todas as cartas.



Posição 1 – Esta é a posição ocupada pela carta central da tiragem e tem como objectivo obter do Tarot uma visão geral sobre a pessoa consulente no que diz respeito ao dilema. Ela vem aqui representar o seu guia para o amor, a sua mais pura essência.
A carta que saiu foi:
A PAPISA :  Esta costuma ser uma carta complicada de explicar, pois transmite muitas mensagens, dependendo das tiragens, da posições e também dos dilemas. É um Arcano Maior, portanto ela traz uma mensagem divina,  não é uma carta que permita escolhas.
Neste caso, vindo ela representar a consulente – uma mulher -  a sua mensagem é de que se trata de alguém com um profundo conhecimento do mundo e ao mesmo tempo alguém com uma espiritualidade pura.  Esta carta costuma sair muito nos casos em que a mulher é por natureza controladora nas suas relações.  Mas não é uma controladora no sentido negativo da palavra, é mais um género de controle ou guia espiritual na relação.  Ela sabe o que fazer para ganhar a atenção dos seus parceiros, mas no bom sentido, com atenção, apoio, conselhos e  ajuda desinteressada.  Para os homens, é uma mulher que toca os seus corações e almas de uma forma muito positiva, não só por ser atraente mas também pela sua espiritualidade e pureza.  Isto significa que, num primeiro contacto ou encontro, o homem sente-se atraído por esta mulher em primeiro lugar pela sua personalidade e não pela sua sexualidade.  É a personalidade, a espiritualidade e a pureza que atraiem imenso os homens para esta mulher, por isso é natural que tenha bastantes admiradores mesmo não se apercebendo disso.  A nível das relações é uma mulher que dá muito valor à intuição. Ela consegue aperceber-se com facilidade de situações em que as coisas nem sempre são o que parecem.

Posição 2 -  Esta posição vem representar o “objecto” do Amor, ou seja a outra pessoa,  que pode apoiar ou dificultar as coisas para a situação actual.  A carta que saiu foi:
10 DE COPAS- Esta carta vem trazer uma mensagem de grande felicidade. O poder do amor e do romance que vem embelezar um relacionamento. Tratando-se da posição que representa aqui a outra pessoa – ele – esta carta vem trazer a mensagem de que quando está consigo ele sente felicidade e até um  sentimento de união, que é forte. A parte menos positiva desta carta é que ela não anuncia  uma relação restrita e comprometida só consigo.  Basicamente, se vocês já se vêem regularmente, é certo que se vão sentir fortemente atraídos um pelo outro. Mas  a decisão sobre o próximo nível da relação não será feita tão cedo.  Poderá haver questões a resolver antes de poderem avançar para um outro nível e ele estará a ponderar tudo isso.  Por outro lado, e mais uma vez no sentido positivo, esta carta indica que pode haver ocasiões em que ambos consigam encontrar momentos em que possam ir para algum lugar, longe de tudo e de todos, onde vão esquecer toda a dor do mundo e desfrutar da companhia um do outro.  Para resumir esta posição que o representa a ele, fica claro que ele também tem sentimento por si.  Na verdade, nos últimos tempos parece ser apenas junto da Petulante que ele se sente mais feliz.

Posição 3 – Esta posição representa as limitações ou obstáculos  escondidos.  O seu primeiro obstáculo é revelado por esta posição: limitações desconhecidas relacionadas com o amor ou com a outra pessoa,  mas que podem ser ultrapassadas.
A carta que saiu foi:
ÁS DE PAUSEsta carta nesta posição é bastante simples quanto à mensagem que traz.  A palavra chave aqui é : sobrecarregado.  Mas, ao mesmo tempo, é importante lembrar que esta carta de Tarot representa energia. Assim, para esta leitura no campo do amor, o Ás de Paus vem significar  sentimentos que “carregam” a mente da pessoa.  Ou seja, se o amor surgiu em si, é natural que pense imensas vezes nesse assunto e que essa questão lhe domine a mente.   Do lado dele, acontece exactamente o mesmo, daí a mensagem de “carregado”, ou “sobrecarregado”.  Mas esta carta traz também uma mensagem de encorajamento.  Ela diz “se são corajosos façam alguma coisa acerca disso”.  Sendo um Arcano Menor, esta carta aconselha acção por parte das pessoas.  Ela dá a mensagem e o encorajamento.  Ou seja, a energia entre as duas pessoas existe – o amor – mas a “sobrecarga” sentida pode estar a ser o obstáculo.  Dado que a Petulante referiu que ele é comprometido, esta carta pode também estar relacionada com essa situação.  Ele “luta” com o que sente por si, pensa muito, sente muito, mas depois tem talvez uma questão por resolver, se tiver outra pessoa.  Se for o caso, esta carta vem aqui indicar que há escolha possível, é preciso apenas coragem e agir.

Posição 4 -  Esta posição é muito importante, até tem um nome próprio: a chave mágica.   Normalmente, o conselho obtido da carta que sair nesta posição vai permitir fazer alguma luz sobre como mudar a situação.   Ela oferece conselhos sobre como superar as limitações escondidas, identificadas na posição anterior.  A carta que saiu foi:
7 DE COPAS – Esta carta é mais uma que pode parecer muito complicada de explicar, pois está ligada a múltiplos significados.  Neste caso em que a leitura é sobre as possibilidades de uma relação, ela vem trazer uma mensagem muito importante:  a Petulante terá que avaliar muito bem todas as questões que tem com ele. Basicamente, esta carta traz um aviso, uma chamada de atenção para a situação.  Avaliar todas as circunstâncias, todas as possibilidades de acção sobre ela, para que aquilo que parece desejável hoje, não se transforme num “veneno” amanhã.
Esta carta aconselha a que se analise também a forma como as duas pessoas lidam uma com a outra na relação actual que têm.  Talvez não estejam a encarar a situação de forma realista.  Convém que se saiba qual a base para a relação, se é verdadeiramente amor, atracção, dinheiro, paixão, enfim…
O que o 7 de Copas reforça é que ambos avaliem o que os une, o que os faz sentir bem um com o outro.  E esta carta costuma sair quando o fulcro da relação é normalmente paixão, desejo, apoio financeiro, indicando que a relação pode evoluir dentro de certos limites, sem chegar a ser uma relação a longo prazo.

Posição 5 - Esta posição vem mostrar o que você aprendeu e/o que você está a deixar para trás, de modo que possa  ver tudo em perspectiva, com mais clareza para poder fazer escolhas certas que afectarão o seu futuro.  Ela representa os seus sonhos, as esperanças e desejos e, dependendo da carta que sair, poderá indicar o caminho a seguir para chegar ao objectivo.  A carta que saiu foi:
A IMPERATRIZ -  É interessante observar como o Tarot é sábio.  Em mais uma posição que representa a Petulante, saiu um Arcano Maior, uma carta com uma mensagem poderosa.
Numa  interpretação geral, esta carta descreve uma mulher que se preocupa com todos. No amor e nas relações, ela não é diferente da PAPISA.  A única diferença é que a IMPERATRIZ  vem contradizer a PAPISA na questão do controle, indicando que se trata de uma mulher que não tem como objectivo influenciar intencionalmente o seu homem. No entanto, o homem que tiver esta mulher vai sentir que não poderia ter melhor na sua vida. Em suma, esta carta vem representar a Petulante, com toda a sua experiência de vida, indicando que no momento ela é alguém que representa tudo o que um homem poderia desejar numa mulher.  


Posição 6 – Esta posição vem representar a outra pessoa na relação - o “objecto” do seu amor – e a forma como ele vê a relação que tem consigo, bem como qual o objectivo dele quanto a essa relação.  A carta que saiu foi:
O CARRO:  Esta também é uma carta Arcano Maior que, representando uma mensagem divina,  curiosamente não costuma estar relacionada com sentimentos. 
Esta carta traz mensagens de vitória, mas também de coisas feitas à pressa, um pouco sem pensar.  No amor e nas situações de relacionamentos, esta carta tanto pode ser positiva ou negativa, dependendo de como se leva a acção. Ou seja, O CARRO traz a mensagem de que há coisas em vias de acontecer que podem afectar a situação presente, mas são coisas que ainda não são conhecidas. Podem até ser coisas que vão causar algum choque quando acontecerem.  Por outro lado, esta carta pode significar o avançar com a relação, não importando quais as consequências. O CARRO nesta posição para “ele”, pode realmente ter várias mensagens diferentes. E tenho quase a certeza de que a Petulante pode ter ficado confusa.  Mas vou exemplificar duas situações para tentar explicar melhor esta carta e depois poderá transportar esses exemplos para a sua situação e ver se lhe fazem algum sentido.
Imaginemos então:
• Que duas pessoas não sabem ainda muito bem o que sentem uma pela outra, mas querem  experimentar a relação.  Aqui a mensagem do CARRO será de que eles estão a fazer as coisas sem pensar.   Ambos desejam apenas contar com a força de vontade para avançarem ou continuarem uma relação.
• Um casal teve um rompimento amargo e eles não se querem enfrentar mais um ao outro.  Aqui as mensagens do CARRO indicam que eles se encontram em direcções opostas, mas estão a usar toda a sua força de vontade para seguir em frente.  Agora imaginemos um dos dois, por exemplo ela, que já pensou melhor e faz uma tentativa de contacto com o ex.  Este ex ainda está bastante irritado e se o CARRO aparecer numa leitura, então temos preocupações porque, de cabeça quente e sem pensar, ele vai ter  tendência a dizer-lhe coisas  ofensivas.

Enfim, esta carta O CARRO, diz realmente muito pouco sobre o verdadeiro romance.  Consequentemente, no amor e nas relacões, a mensagem desta carta é mais sobre uma força de vontade cega, inabalável lealdade e, claro, na parte negativa, é sobe ofensas.

Posição 7 – Esta posição oferece uma mensagem sobre o amor, é uma mensagem a nível espiritual, quase como se fosse o seu Anjo da Guarda a transmiti-la.  Embora todas as posições da tiragem sejam importantes, esta é no entanto aquela que costuma ter maior peso.  Aqui, o Tarot pode encorajar e dar esperança para a sua jornada de amor, ou pelo contrário, dizer-lhe “não vá por aí…”.
A carta que saiu foi:
PAGEM DE PAUS – Esta carta representa um começo de algo, que se inicia de forma agressiva.  Pode ser algo que era muito desejado e quando a situação se despoleta pode quase parecer uma relação de amor-ódio. Não ódio um pelo outro, mas antes sentimentos contraditórios que se despoletam com o começo da relação. Esta carta avisa por isso para se esperarem algumas frustrações.
É importante também referir que o Pagem de Paus está intimamente ligado a “informações”, sejam elas escritas ou verbais, mas a maior parte das vezes são boas notícias.   Isto quer dizer que se a Petulante está à espera, por exemplo, de receber uma mensagem positiva por parte da pessoa que ama, esta carta vem indicar que a resposta é “sim”, que ele vai definitivamente tentar entrar em contacto e o resultado irá ser bastante satisfatório.

Então, cara Petulante, agora que todas as cartas em todas as posições já foram explicadas de forma individual, já deve estar a pensar: “mas afinal o que é que isto tudo quer dizer ?”.
Pois, mas é mesmo assim, o Tarot não serve para respostas simples de apenas sim ou não, ele é um bocadinho mais complexo.  E é importante que entenda que ele apenas dá conselhos e mostra caminhos possíveis para as situações.  É às pessoas que cabe fazer as suas escolhas, seguindo estes conselhos ou não, pois o livre arbítrio é isso mesmo.
Então, agora nesta parte final vamos tentar enquadrar a mensagem final, conjugando todas as cartas e todas as posições.
Tendo em conta a questão de “se vale a pena investir nesta relação”, o Tarot não apresentou nada contra.  Da parte da Petulante existe essa possibilidade, uma vez que disse amar esse homem e todas as cartas que sairam referentes a si, indicam que se trata de alguém que está pronta e à altura da situação. (A PAPISA e A IMPERATRIZ) Tem a personalidade e a habilidade para fazer qualquer homem muito feliz.
Da parte dele é que as coisas não ficaram muito bem esclarecidas. O 10 de Copas indica que há sentimento mas é seguido pelo Ás de Paus que indica “sobrecarga”.  Essa sobrecarga pode ser por vários motivos… pode ser por ele desejar avançar para algo mais profundo, pensa muito nisso porque é inegável que ele se sente muito feliz na sua companhia.  Mas essa sobrecarga também pode ser originada pelas tais influências de terceiras pessoas que a Petulante referiu.  O Tarot não deu informações claras sobre que tipo de influências poderão ser essas, mas a Petulante certamente saberá identificá-las.  Não sei também se alguma vez falaram os dois sobre a vossa relação poder avançar para algo mais, mas o que é certo é que, em qualquer dos casos, ele sente-se “carregado”, o mesmo é dizer que pensa muito, que a sua mente dá muitas voltas, está confuso e não sai desse ciclo.  O facto de ele ser uma pessoa comprometida pode também ter aqui o seu papel. Ele certamente tem de ponderar muito bem os passos que pensa dar, as consequências que podem advir daí.
Na posição da  Chave Mágica – a posição 4 – o 7 de Copas deixou avisos importantes.  Apesar de ser do mesmo naipe do 10 de Copas, a carta que o representa a “ele”, este 7 vem representar um revés, um andar para trás.  Ou seja, há realmento o sentimento indicado pelo 10, mas o 7 vem aconselhar a que se avalie bem qual poderá ser a base da relação se decidirem avançar com ela.  Esta carta tira força ao 10 de Copas e vem lançar dúvidas sobre qual será o tipo de sentimento que ele tem por si. 
Ele próprio pode ainda nem ter chegado a uma conclusão que o permita ser mais claro com ele mesmo, de forma a que possa ser também verdadeiro para consigo.  E se tem em volta dele pessoas que o influenciam, que lhe dão conselhos contra a situação, então é provável que esta carta faça todo o sentido.  Será verdadeiro amor, será gratidão por tentar ajudá-lo, será atracção ou paixão, será lealdade ?  Enfim, não gostei muito quando esta carta saiu, mas tenho de ser absolutamente honesta e apresentar a leitura tal como ela saiu.  Em especial porque esta carta me parece a mais importante de toda a leitura, já que o seu aviso é de que se avaliem todas as coisas e situações, para não entrar numa relação que parece ser o que deseja agora, mas que no futuro se pode transformar em algo “venenoso”.  Não quer dizer que seja por parte dele,  mas até por terem possivelmente de enfrentar muita oposição em várias frentes.  E isso pode esgotar uma relação e as pessoas.
Já para o final das posições, o Pagem de Paus vem de certa forma confirmar o aviso do 7 de Copas.  Ao indicar o começo de algo de forma “agressiva”, isto pode ter a ver com o facto de, se vocês decidirem experimentar a relação, têm de se preparar para muita oposição, críticas, comentários, enfim…coisas menos positivas. 
O Pagem de Paus refere no entanto que ele irá dar notícias, pelo menos não cortou o contacto…
Para resumir enfim a mensagem final, o Tarot não disse que não vale a pena investir nesta relação.  Ainda na posição 2, onde saiu o 10 de Copas, ele diz-nos que  “pode haver ocasiões em que ambos consigam encontrar momentos em que possam ir para algum lugar, longe de tudo e de todos, onde vão esquecer toda a dor do mundo e desfrutar da companhia um do outro…”, ou seja, parece sugerir que caso vocês decidam avançar com uma relação de mais do que amizade, talvez tenham de começar por o fazer de forma “escondida”, longe dos olhares e dos comentários das outras pessoas.  Eu sei que isto parece estranho, uma sugestão para viver uma relação quase como sendo “criminosos”, às escondidas.  Mas dadas as influências que pairam sobre ele, o facto de ele ser comprometido, talvez esta seja uma forma de ambos conseguirem fazer a tal avaliação da relação, avançando para uma situação mais próxima sem a revelarem ao mundo logo de início.  Com o passar do tempo, os dois poderão chegar à conclusão que é esse caminho que desejam seguir os dois e aí, finalmente poderão fazer a escolha de revelarem.  Se por outro lado chegarem à conclusão que a relação não tem as bases desejáveis, que se esgotou, terão de ter a força suficiente para terminarem as coisas, sem mágoas nem ressentimentos, cada um seguindo o seu caminho.  É que realmente, é através da experiência e das escolhas de cada um que se vai construindo o nosso caminho na vida.  Arrumar uma situação sem antes ela ser esclarecida devidamente poderá significar o abdicar de algo que poderia ser muito positivo nesse caminho de vida.  E o nosso caminho pela vida é mesmo feito de tentativas e erros, é com eles que aprendemos.
Por isso, cara Petulante, de acordo com a leitura feita neste momento, as cartas apontam que investir nessa relação é um caminho válido, que pode ser seguido.  Não será um caminho fácil e há que contar com oposição e frustrações.  Um dos dois tem de dar o primeiro passo para começarem o processo de avaliação das bases para a relação e depois verem que caminho desejam seguir.
O Tarot também indica que poderá não ser uma relação a longo prazo para já, mas ela será importante para o crescimento dos dois como pessoas.
E pronto, penso que está tudo, espero que esta leitura possa fazer algum sentido para si.  Dada a pouca informação não é possível estabelecer mais relações entre as cartas nem fazer uma tiragem mais pormenorizada.  No entanto, quanto à questão fulcral, se deve ou não investir nessa relação, a resposta foi dada.  Talvez não a que desejaria ouvir no momento, mas é mesmo assim, o Tarot dá as respostas e temos de as respeitar.  Mas… mais uma vez refiro que o Tarot apenas dá conselhos, aponta caminhos, caminhos esses que muitas vezes nós próprios até já ponderámos...  A escolha é da pessoa, ela é livre de seguir os conselhos do Tarot ou não.  É uma escolha livre, por isso a escolha é e será sempre sua.


Beijinhos e tudo de bom!