Translate this Site

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Quero ser Feliz

Carolina Herrera, a famosa estilista, disse numa certa ocasião referindo-se às suas clientes, que “as mulheres não querem ver-se lindas num vestido, nem andar à moda. Elas só querem é ser felizes!” 

É claro que ela tem razão. O que mais queremos na vida é ser felizes mas... há muitas pessoas a buscarem a felicidade no aspeto exterior, nos objetos que crêem que lhes trazem a felicidade. É um pouco como a história do tesouro escondido que fez um jovem agricultor ir correr mundo e viver de uma forma louca à procura dele, abandonando a sua casa e família. Tudo para um dia voltar velho e cansado à sua velha casita da aldeia, sem ter encontrado nada. Como a casa estava desabitada há anos, resolveu fazer umas mudanças e ao mudar o soalho do quarto, descobriu um tesouro lá debaixo…mesmo por baixo da cama onde dormia todas as noites antes de ter deixado tudo para ir à procura do tesouro pelo mundo fora.

A busca da felicidade é uma miragem. Acreditamos que vamos alcançá-la dentro de pouco tempo, ela aparece mesmo à nossa frente e lá temos nós de ir novamente atrás dela. À medida que amadurecemos e refletimos sobre a nossa vida, vamo-nos dando conta que a afinal a felicidade está sempre dentro de nós. A felicidade não é uma meta, ela é o caminho até à meta.

Para quem gosta de meditar, sabe que uma das lições mais importantes da meditação é aprender a estar “presente”, a viver no presente. Ao viver cada momento e apreciar cada aspeto desse momento, os nossos pensamentos estão presentes naquilo que estamos a viver nesse momento. Não estamos a fantasiar, não estamos a temer ou a termos preocupações por nada, nem passado… que já foi, nem futuro… que ainda não aconteceu. 
Estamos simplesmente concentrados no presente. Ao vivermos concentrados no presente aprendemos a apreciar tudo o que temos e a pormos a nossa vida na perspetiva correta. Estamos a ver as coisas positivas e enchemo-nos de energia positiva e sentimo-nos motivados. E o melhor, é que transmitimos a nossa felicidade aos outros.

A felicidade não está nos objetos nem nos aspetos materiais da nossa vida, a felicidade É UMA FORMA DE VIDA. Não fique a adiar ser feliz para quando casar, para quando tiver filhos, para quando tiver mais dinheiro… para quando conseguir perder peso, quando viaja, quando está de férias. O futuro não nos pertence até chegar e ser convertido em presente. Se estamos no presente, viva o momento presente.

Outro ponto importante para se ser feliz é aprender algo novo e tratar de ver sempre tudo como uma oportunidade para descobrir algo excitante. Esta é uma característica da infância que nunca se deve perder. Quando na nossa vida deixamos de aprender, ela torna-se rotineira e podemos achar que a vida perdeu a graça. Sejamos nós próprios! Não tentem parecer-se com qualquer outra pessoa, seja ela famosa ou não. Isto só cria inseguranças. Nós somos únicos, originais e especiais e a nossa beleza está exatamente em não haver mais ninguém igual a nós no Mundo, no Universo!  Nem fisicamente nem intelectualmente! 

Por exemplo...pensemos por um momento em como as modas estão sempre a mudar. Agora os lábios grossos estão na moda! Mais uma vez, um aspeto exterior. Foi uma tendência de moda iniciada provavelmente pela atriz Angelina Jolie quando ela começou a ficar famosa. Ela é de facto linda, tem os lábios naturalmente grossos e criou-se toda uma correria aos centros de estética. Mas pensemos… o mais provável é que passem de moda em pouco tempo, quando outra atriz qualquer ofuscar a imagem da Angelina Jolie e tenha outra característica qualquer que não os lábios grossos. No entanto, milhares de mulheres têm vindo a fazer preenchimentos nos lábios para os tornar mais grossos. Então o que acontecerá quando deixarem de estar na moda ?
Outro exemplo… nos anos 80 estava na moda o busto grande (enoooorme…) e muitas mulhres correram a colocar implantes mamários. Modas vêm, modas vão…e não é só no vestuário, no calçado, nos penteados… é também no que chamamos de “beleza”. Por isso, em cada ano ou estação... ou são as sobrancelhas assim, as pestanas assado, as unhas etc e tal, o nariz, os lábios, as nádegas, enfim. Como resultado das atrocidades dos anos 80 em matéria de implantes, vemos agora as mulheres a voltarem à cirurgia para reduzir o tamanho de busto…e tantas outras que perderam a expressão, chegando mesmo a ficar desfiguradas.

Porque é que as pessoas hão-de viver as suas vidas cheias de inseguranças baseadas em modas criadas por comerciantes que só querem o nosso dinheiro ?

A felicidade chega mais facilmente às pessoas que partilham e ajudam os outros. Num mundo tão necessitado, todos podemos ajudar de uma forma ou de outra. Ajude os outros e verá como será muito mais feliz. E uma pessoa feliz ajuda a fazer um mundo feliz. A sua felicidade é importante no Universo.